Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2620| Tipo: | TCC |
| Título: | Análise das redações do simulado PIBID/ENEM 2015: a compreensão da proposta |
| Autor(es): | Vitorino, Ismania Ferreira de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Melo, Maria de Fátima Benício de |
| Resumo: | Neste trabalho, analisamos oito produções textuais de alunos de escolas da rede pública de ensino do Estado da Paraíba, escritas como proposta de preparação para o Exame Nacional para o Ensino Médio (ENEM), com o objetivo de verificar se as produções cumprem o seguinte critério da matriz de competência: a compreensão da proposta. O interesse sobre o estudo surgiu ao longo de um ano, período em que participamos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID Letras-Português/UFPB), como bolsista numa escola pública, observando os comentários de professores de Língua Portuguesa que se queixavam da influência sofrida pelos jovens pelas tecnologias, em detrimento de hábitos de leitura e escrita, e o comprometimento nas produções textuais desenvolvidas em sala de aula. Sendo o ENEM o principal critério para o ingresso na universidade, é de grande relevância que esse aluno produtor do texto compreenda a proposta, uma vez que disso depende todo o desenvolvimento do texto que lhe possibilitará o acesso ao ensino superior. Fundamentamos este trabalho, no que se refere ao ensino de língua e aos hábitos de leitura e produção textual, nos documentos oficiais – Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), CENP (1991) –, Silva (1984), Silva e Zilberman (1991), Kato (1995), Martins (1994), Kleiman (1989), Geraldi (1984). Dessa forma, procederemos à análise das produções nos pautando na compreensão da proposta, do menos bem sucedido ao que obteve excelente nível, transcrevendo trechos representativos da análise e correlacionando as dificuldades dos alunos com a deficiência nas práticas de leitura e escrita. |
| Abstract: | Without an abstract in english |
| Palavras-chave: | Exame Nacional para o Ensino Médio - ENEM Compreensão da Proposta de redação Leitura e interpretação Produção Textual |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2620 |
| Data do documento: | 30-Nov-2016 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IFOV30012017.pdf | 9,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
