Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2620
Tipo: TCC
Título: Análise das redações do simulado PIBID/ENEM 2015: a compreensão da proposta
Autor(es): Vitorino, Ismania Ferreira de Oliveira
Primeiro Orientador: Melo, Maria de Fátima Benício de
Resumo: Neste trabalho, analisamos oito produções textuais de alunos de escolas da rede pública de ensino do Estado da Paraíba, escritas como proposta de preparação para o Exame Nacional para o Ensino Médio (ENEM), com o objetivo de verificar se as produções cumprem o seguinte critério da matriz de competência: a compreensão da proposta. O interesse sobre o estudo surgiu ao longo de um ano, período em que participamos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID Letras-Português/UFPB), como bolsista numa escola pública, observando os comentários de professores de Língua Portuguesa que se queixavam da influência sofrida pelos jovens pelas tecnologias, em detrimento de hábitos de leitura e escrita, e o comprometimento nas produções textuais desenvolvidas em sala de aula. Sendo o ENEM o principal critério para o ingresso na universidade, é de grande relevância que esse aluno produtor do texto compreenda a proposta, uma vez que disso depende todo o desenvolvimento do texto que lhe possibilitará o acesso ao ensino superior. Fundamentamos este trabalho, no que se refere ao ensino de língua e aos hábitos de leitura e produção textual, nos documentos oficiais – Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), CENP (1991) –, Silva (1984), Silva e Zilberman (1991), Kato (1995), Martins (1994), Kleiman (1989), Geraldi (1984). Dessa forma, procederemos à análise das produções nos pautando na compreensão da proposta, do menos bem sucedido ao que obteve excelente nível, transcrevendo trechos representativos da análise e correlacionando as dificuldades dos alunos com a deficiência nas práticas de leitura e escrita.
Abstract: Without an abstract in english
Palavras-chave: Exame Nacional para o Ensino Médio - ENEM
Compreensão da Proposta de redação
Leitura e interpretação
Produção Textual
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2620
Data do documento: 30-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IFOV30012017.pdf9,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons