Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26205
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação do curso de graduação em arquivologia: viés a luz dos discentes |
Autor(es): | Lima, Daysielle Costa de. |
Primeiro Orientador: | Freitas, Adolfo Júlio Porto de. |
Resumo: | Avaliar o curso de Arquivologia a partir do método exploratório e descritivo. Foi idealizado para servir de ‘’lanterna’’ para o Curso, lançando ‘’luz’’ nas necessidades e demandas dos discentes de acordo com suas avaliações acerca dos processos pedagógicos e estruturais atuais do curso de Arquivologia/UFPB. Os dados foram coletados via roteiro de um questionário composto por 3 (três) parâmetros para traçar o perfil dos respondentes e 10 (dez) perguntas avaliativas sobre o Curso, somadas a isso estão as anotações da observação participante. Os resultados apontam a necessidade de implementar ações administrativas/pedagógicas voltadas com participação de alunos/professores; implantação de um banco de projetos (extensão, PIBIC e monitoria interinstitucional); regulamentação da empresa júnior de Arquivologia; formação de GET de estudo da área para discutir acréscimo de conteúdos programáticos, programas acadêmicos alternativos e interdisciplinares, dentre outros relacionados a consolidação do Curso. Conclui-se, enfatizando que se trata de um estudo em aberto, portando, necessita que outros estudos sejam desenvolvidos em profundidade face o curso encontrar-se, ainda, em fase de consolidação. |
Abstract: | Evaluate the course of archivology from the exploratory and descriptive method. It was designed to serve as a "lantern" for the Course, throwing light on students' needs and demands according to their assessments of the current pedagogical and structural processes of the Archival / UFPB course. The data were collected through a questionnaire script composed of 3 (three) parameters to draw the profile of the respondents and 10 (ten) evaluation questions about the Course, added to this are the annotations of the participant observation. The results point out the need to implement administrative / pedagogical actions with the participation of students / teachers; Implementation of a project bank (extension, PIBIC and interinstitutional monitoring); Regulation of the junior company of Archivology; GET study of the area to discuss the addition of program content, alternative academic and interdisciplinary programs, among others related to the consolidation of the Course. It is concluded, emphasizing that this is an open-ended study, it requires that other studies be developed in depth as the course is still in the consolidation phase. |
Palavras-chave: | Avaliação de curso. Graduação em arquivologia. Arquivologia - UFPB. Perspectiva dos discentes. Discentes em arquivologia. Arquivologia. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26205 |
Data do documento: | 21-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Arquivologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DCL07022023.pdf | 4,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons