Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26223
Tipo: TCC
Título: Pedagogia de projetos: um relato de experiência docente
Autor(es): Martins, Joselma Da Silva Santos
Primeiro Orientador: Costa, Efigênia Maria Dias
Resumo: Este trabalho focalizou seu interesse em uma experiência docente vivenciada na Escola Nossa Senhora do Carmo, em Bananeiras-PB e teve por objetivo analisar a relação entre a pedagogia de projetos desenvolvida nesta experiência e as aprendizagens de seus estudantes. O relato ora apresentado é resultante de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, cuja proposta metodológica envolvendo a pedagogia de projetos vem despertando diversos estudos acadêmicos e experiências na educação básica. Para a realização desse trabalho utilizamos alguns instrumentos da prática pedagógica da escola campo como: fichas de interesse, roteiros, rodas de avaliação diárias, mediação de projetos, tutorias, pareceres, projeto escrito, bem como anotações de registros das construções e avaliações coletivas entre tutora e tutorandos. A ideia foi viabilizar a resposta para o seguinte questionamento: Como se revela a relação entre uma experiência docente cuja proposta metodológica foi a pedagogia de projetos e as aprendizagens de seus estudantes? Para analisar essa questão nos apoiamos em autores como Freire, Martins, Coelho, Bender, Luckesi, Hernandéz. Com efeito, as análises da referida experiência mostraram que a pedagogia de projetos é um dos caminhos pedagógicos mais importantes para estimular e promover, junto aos estudantes, a aprendizagem significativa, a autonomia, o desenvolvimento de habilidades e competências, bem como a aquisição do conhecimento integral. Acreditamos que tal aprendizagem despertou, em nossos tutorandos, a curiosidade, a motivação e o desenvolvendo do olhar crítico e reflexivo sobre tudo que os rodeiam, levando-os a pensar e a buscar soluções para os problemas comuns. Compreendemos, assim, que os objetivos da nossa pesquisa-ação docente, envolvendo a pedagogia de projetos, foram alcançados. Diante dela, as crianças se mostraram interessadas, curiosas, autônomas e responsáveis. Também assim afirmamos porque ao final do projeto, a aquisição da aprendizagem significativa foi demonstrada através da manifestação e socializaçãodos pensamentos e reflexões críticas, das mudanças de hábitos e, por sua vez, do desejo de construir um novo jeito de ser e agir em suas realidades locais, procurando transformá-las.
Abstract: This work focused its interest on a teaching experience lived at Escola Nossa Senhora do Carmo, in Bananeiras-PB, and aimed to analyze the relationship between the pedagogy of projects developed in this experience and the learning of its students. The report presented here is the result of an action research, with a qualitative approach, whose methodological proposal involving the pedagogy of projects has awakened several academic studies and experiences in basic education. To carry out this work, we used some instruments from the pedagogical practice of the field school, such as: interest sheets, scripts, daily evaluation wheels, project mediation, tutoring, opinions, written project, as well as notes of construction records and collective evaluations between tutors. and tutoring. The idea was to provide the answer to the following question: How is the relationship between a teaching experience whose methodological proposal was the pedagogy of projects and the learning of its students revealed? To analyze this issue, we rely on authors such as Freire, Martins, Coelho, Bender, Luckesi, Hernandez. Indeed, the analysis of that experience showed that the pedagogy of projects is one of the most important pedagogical paths to stimulate and promote, with students, meaningful learning, autonomy, the development of skills and competences, as well as the acquisition of knowledge. full. We believe that such learning awakened, in our tutors, curiosity, motivation and the development of a critical and reflective look at everything that surrounds them, leading them to think and seek solutions to common problems. We understand, therefore, that the objectives of our research-teaching action, involving the pedagogy of projects, were achieved. In front of her, the children were interested, curious, autonomous and responsible. We also affirm this because at the end of the project, the acquisition of significant learning was demonstrated through the manifestation and socialization of critical thoughts and reflections, changes in habits and, in turn, the desire to build a new way of being and acting in their own lives. local realities, seeking to transform them.
Palavras-chave: Pedagogia de projetos
Proposta metodológica
Aprendizagem significativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26223
Data do documento: 25-Mai-2020
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSELMA.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.