Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Luciana Elita Alves dos-
dc.creatorBarbosa, Sara Victor dos Santos-
dc.date.accessioned2017-10-23T14:41:34Z-
dc.date.available2017-06-20-
dc.date.available2017-10-23T14:41:34Z-
dc.date.issued2017-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2623-
dc.description.abstractThe thesis, with title “The merit of children’s education: concepts and reflections of the process of teaching and learning”, was developed based on classes of Learning Evaluation and the experiences enrolled in the internship of Teaching Science in the Pedagogy undergraduate course. The main goal is to present concepts of educational evaluation and the learning process in the children’s education. In addition, it reflect about the pedagogic process of teaching and learning. The study is a review of literature (GIL, 1996), based on reading, analysis and interpretation of works (Such as books and academic papers). The theoretical framework is based on HOFFMANN (2006), LUCKESI (1999), on the documents of National Syllabus for Children’s Education – RCNEI (1998) and National Curricular Guidelines for Children’s Education – DCNEI (1998). The studies, in which the children’s education evaluation is based on, show that it is not conclusive that the idea of a process of teaching and learning is determinant to cognitive development of the subject (student) and, therefore, more research is necessary on the issue.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-23T14:41:34Z No. of bitstreams: 1 LEAS20062017.pdf: 537724 bytes, checksum: 0a8afdb852c2f2091feccfd149f58780 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-23T14:41:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEAS20062017.pdf: 537724 bytes, checksum: 0a8afdb852c2f2091feccfd149f58780 (MD5) Previous issue date: 2017-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAvaliação educacional: concepções e reflexões do processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Isabel Marinho da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083341015731242pt_BR
dc.description.resumoO Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, intitulado “Avaliação educacional: concepções e reflexões do processo ensino-aprendizagem”, surgiu através das aulas da disciplina de Avaliação da Aprendizagem e das experiências vivenciadas, através dos Estágio Supervisionados do Curso de Pedagogia. Visa apresentar as concepções de avaliação educacional e refletir sobre essa ação pedagógica no processo ensino e aprendizagem da Educação Infantil. O estudo é do tipo bibliográfico (GIL, 1996), baseado em leituras, análises e interpretações de textos (livros e artigos acadêmicos e científicos). A base teórica se fundamenta em Hoffmann (2006), Luckesi (1999), e nos documentos Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (1998), e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (1998), que confiabilizam o assunto em pauta. Os estudos e as leituras que fundamentam a avaliação na Educação Infantil, mostram que ainda não é conclusiva a ideia de que o processo de ensino e aprendizagem integra e determina o desenvolvimento cognitivo do sujeito (aluno) e de que estudos e pesquisas ainda são necessárias para se efetivar uma avaliação mais justa e includente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEAS20062017.pdf525,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.