Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2627
Tipo: TCC
Título: Adicione neurociência, coloque letramento crítico e misture com ludicidade : uma prazerosa proposta de ensino
Autor(es): Pê , Rayssa Bezerra
Primeiro Orientador: Dourado, Maura Regina da Silva
Resumo: O ensino de massa tende a contemplar o coletivo em detrimento da individualidade dos alunos, generalizando conhecimento como ensino conteudista. A UNESCO, em Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, propõe que o ensino regular contemple o ‘Aprender a ser’ que se relaciona ao desenvolvimento social e individual do aluno durante o processo educacional. Alinhada a esse pensamento e às contribuições teórico-metodológicas dos estudos de letramento crítico e da Neurociência essa pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de ensino em construção, alicerçada na Neurociência (ARMSTROG, 2001; RELVAS, 2011; WOOLFOLK, 2000), no letramento crítico (DUBOC 2014; JORDÃO 2013) e na ludicidade (ALMEIDA, 1998; KISHIMOTO, 2007). Para tanto, foi realizado uma pesquisa-ação de caráter intervencionista dentro do subprojeto PROBEX Letras-Inglês/Espanhol em oficinas de inglês para uma turma do sexto ano do ensino regular que culminou na proposta didática elaborada e apresentada. A pesquisa-ação demonstra que a união de neurociência, letramento crítico e ludicidade contempla aspectos cognitivos, sociais e pessoais do aluno, tratando não apenas de aquisição de conteúdos, mas possibilitando ao aluno conhecer a si mesmo, o outro, o mundo de uma forma participativa, inclusiva e prazerosa.
Abstract: Mass teaching tends to foreground collectivity rather than individuality, putting knowledge and content-oriented education on the same foot. UNESCO, in the International Commission Report on Education for the Twenty-first Century, argues that regular education should encompass 'learning to be' which regards social and learner´s self development along the educational process. Aligned with this perspective, and also with the theoretical and methodological underpinnings of critical literacy studies as well as of Neuroscience studies, this study aims at presenting an overview of an ongoing teaching proposal which is based upon Neuroscience studies (ARMSTROG, 2001; RELVAS, 2011; WOOLFOLK, 2000), critical literacy studies (DUBOC 2014; JORDÃO 2013) and playfulness (DUBOC 2014; JORDÃO 2013). To this end, it was carried out a piece of action research within the PROBEX English-Spanish subproject aimed at 6th grade students, which ended up in the target didactic proposal. The results highlight that the intertwining of neuroscience, critical literacy studies and playfullness takes into account cognitive, social and personal aspects of the student, dealing not only with content acquisition, but allowing the learner to get to know himself, the other and the world in a participatory, inclusive and pleasurable way.
Palavras-chave: Programa de Bolsas e Extensão (PROBEX)
Oficina de inglês
Ludicidade
Proposta de ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2627
Data do documento: 24-Nov-2016
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBP25012017.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons