Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26313
Tipo: | TCC |
Título: | Elaboração de vídeos tutorias para uso do WebMO® no ensino de quimica |
Autor(es): | Felix, Vitória Moniza Sousa |
Primeiro Orientador: | Moura Júnior, Renaldo Tenório de |
Primeiro Coorientador: | Lima, Ewerton Matias de |
Resumo: | O aplicativo do WebMO, que possui interface 3-D para visualização e construção de molecular, tem sido regularmente empregado em ambientes de aprendizagem colaborativa e à distância. Que podem ser utilizados sem a necessidade de internet o App facilita ainda mais seu uso dentro e fora da sala de aula. Neste contexto objetivamos elaborar vídeos tutoriais sobre o uso do aplicativo com o intuito de facilitar seu acesso e uso para estudantes e professores do ensino superior. Nesse cenário elaboramos os vídeos tutoriais buscando demonstrar as ferramentas básicas e fundamentais do aplicativo, organizando o conteúdo em conjunto de três vídeos. Para facilitar ao acesso disponibilizamos os tutorias em uma plataforma de vídeo gratuita e de fácil aceso. Destacamos sobre como a utilização das (TDIC) Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação possibilitam uma troca de experiências entre professores e alunos e permitem o compartilhamento de aprendizagem decorrentes. Ressaltamos que o uso de vídeos tutorias dentro e fora da sala tem um grande potencial como uma ferramenta de apoio pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | The WebMO application, which has a 3-D interface for molecular visualization and construction, has been regularly employed in collaborative and distance learning environments. Which can be used without the need for internet, the App makes it even easier to use inside and outside the classroom. In this context, we aim to develop tutorial videos on the use of the application in order to facilitate its access and use for students and teachers of higher education. In this scenario, we created tutorial videos seeking to demonstrate the basic and fundamental tools of the application, organizing the content into a set of three videos. To facilitate access, we make the tutorials available on a free and easily accessible video platform. We highlight how the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) enable an exchange of experiences between teachers and students and allow the sharing of resulting learning. We emphasize that the use of video tutorials inside and outside the classroom has great potential as a pedagogical support tool in the teaching and learning process. |
Palavras-chave: | Química Ensino - aprendizagem de química Ferramenta de apoio pedagógico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química e Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26313 |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VMSF17022023-MQ064.pdf | 841,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons