Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26322
Tipo: | TCC |
Título: | Um olhar sobre a educação ambiental em escolas de Itaporanga-PB |
Autor(es): | Sousa, Jadeilson Bezerra de |
Primeiro Orientador: | Zárate, Eliete Lima de Paula |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a importância da visão e valorização da Educação Ambiental no contexto escolar, através do título: Um olhar sobre a Educação Ambiental em escolas de Itaporanga – Paraíba, visto que este é imprescindível para desenvolver todo o potencial crítico e empático dos estudantes, compreendido que o meio ambiente constitui como elemento fundamental a vida. O objetivo geral que permeou a pesquisa foi analisar como a educação formal atinge a todos os envolvidos na comunidade escolar quanto a importância da preservação do meio ambiente para a vida. Os objetivos específicos foram: conhecer a atuação docente no tocante a educação ambiental e identificar as ações voltadas a preservação do meio ambiente dentro do contexto educacional na cidade de Itaporanga-PB. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e de campo, realizando observações e questionário sobre a temática para professores de algumas escolas de Itaporanga, Paraíba. Fundamentou-se nos pressupostos teóricos de autores diversos, que ressaltam os benefícios, a necessidade e a importância da educação ambiental no contexto escolar, numa perspectiva de formar cidadão conscientes e aptos para viver no meio social, contribuindo para o aprimoramento da qualidade de vida, da socialização, da autonomia. |
Abstract: | This Course Completion Work addresses the importance of the vision and appreciation of Environmental Education in the school context, through the title: A look at Environmental Education in schools in Itaporanga - Paraíba, since this is essential to develop all the critical potential and empathy of the students, understanding that the environment constitutes life as a fundamental element. The general objective that permeated the research was to analyze how formal education reaches everyone involved in the school community regarding the importance of preserving the environment for life. The specific objectives were: to know the teaching performance regarding environmental education and to identify actions aimed at preserving the environment within the educational context in the city of Itaporanga-PB. Bibliographical research was used with a qualitative and field approach, carrying out observations and a questionnaire on the subject for teachers from some schools in Itaporanga, Paraíba. It was based on the theoretical assumptions of several authors, who emphasize the benefits, the need and the importance of environmental education in the school context, in a perspective of forming citizens who are aware and able to live in the social environment, contributing to the improvement of the quality of life, of socialization, of autonomy. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Escolas - Itaporanga-PB |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26322 |
Data do documento: | 12-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JBS23022023 .pdf | 406,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.