Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ligiane Raiane de Almeida-
dc.date.accessioned2017-10-24T14:09:37Z-
dc.date.available2017-06-20-
dc.date.available2017-10-24T14:09:37Z-
dc.date.issued2017-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2635-
dc.description.abstractThe present work of conclusion of course aimed at carry out a brief study on the importance of music in childhood education. For this, we did a literature review about the topic and we conducted a field research with the qualitative approach. This research happened in day care ― Lar, luz e vida‖, having four teachers of this day care. For the collection of data, we used an interview with ten essay questions about the theoretical conceptions about music in early childhood education, besides the pedagogical conceptions that help in the practice of the teachers. In this way, the overall objective was to investigate teachers' vision and the pedagogical use of music in early childhood education. We studied Theoretical aspects about music in childhood education and analyzed their pedagogical possibilities at this level of teaching, in addition to investigating teachers' views on the pedagogical use of music. The results of the research reveal that the teachers understand the importance of music for the overall development of learners, however, they do not have any pedagogical training to work with this tool, being very relevant this training so that an assertive work occurs, so that the music in the classroom happens to be recognized as a fundamental element, besides being rich for the integral formation of the students, being no longer seen as a ready product.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-10-24T14:09:37Z No. of bitstreams: 1 LRAS20062017.pdf: 691945 bytes, checksum: 18841ef8174a8dea84f13cd7a614bc34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-24T14:09:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LRAS20062017.pdf: 691945 bytes, checksum: 18841ef8174a8dea84f13cd7a614bc34 (MD5) Previous issue date: 2017-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - músicapt_BR
dc.subjectPedagogia musicalpt_BR
dc.titlePedagogia da música: um olhar na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Dimas Lucena de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0997124277110525pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4266036935990040pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5524647044447868pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso objetivou realizar um breve estudo sobre a importância da música na Educação Infantil. Para tanto, fizemos uma revisão de literatura sobre o tema e realizamos uma pesquisa de campo com a abordagem qualitativa. Esta pesquisa ocorreu na creche ―Lar, Luz e Vida‖, tendo por sujeitos quatro professoras da referida creche. Para a coleta de dados, utilizamos uma entrevista estruturada com dez perguntas dissertativas referentes às concepções teóricas sobre a música na Educação Infantil, além das concepções pedagógicas que auxiliam na prática das professoras. Desta forma, o objetivo geral planejado foi o de pesquisar a visão de professores e a utilização pedagógica da música na Educação Infantil. Assim, foram estudados os aspectos teóricos sobre a música na Educação Infantil e analisadas suas possibilidades pedagógicas nesse nível de ensino, além de investigada a visão de docentes sobre a utilização pedagógica da música. Os resultados da pesquisa revelam que as educadoras compreendem a importância da música para o desenvolvimento global dos educandos, porém, não possuem nenhuma formação pedagógica para poderem trabalhar com essa ferramenta, sendo muito relevante essa formação para que ocorra um trabalho profícuo e assertivo, a fim de que a música em sala de aula passe a ser reconhecida como um elemento fundamental, além de rico para a formação integral dos educandos, deixando de ser vista apenas como um produto pronto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRAS20062017.pdf675,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.