Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26364
Tipo: TCC
Título: As dificuldades encontradas por professores para o ensino de matemática em crianças com TEA
Autor(es): Guimarães, Juliana Nattany Felix
Primeiro Orientador: Varella, Vinicius Martins
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as dificuldades encontradas pelos professores para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em crianças com TEA. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, nos debruçamos em estudo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de um breve histórico e conceituação e sua evolução ao longo do tempo, para tanto, apresentamos dados da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS (2022), assim como Mello (2007) e Bosa (2002), entre outros. Do mesmo modo, apresentamos breve discussão sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais, já indagando sobre como esse ensino se dá para crianças com TEA. Esse trabalho trata de um estudo de natureza qualitativa/descritiva, de caráter exploratório através de uma coleta de dados por meio de um questionário na plataforma do Google Forms, realizado com professores do ensino fundamental de uma escola particular, localizada no bairro Jardim Cidade Universitária na cidade de João Pessoa – PB. Após a coleta, organizamos os dados em três categorias denominadas “Identificação dos docentes”; “Conhecimentos dos docentes sobre o transtorno do espectro autista” e “Estratégias que os docentes adotaram no ensino da Matemática em alunos com TEA e seus avanços”. Os resultados indicaram que a maioria dos docentes não tiveram uma formação adequada para o trabalho com essas crianças, e que esses docentes conseguiram identificar características próprias do TEA e construir estratégias e métodos para o ensino da matemática aos seus alunos através de suas experiências no convívio com crianças com esse transtorno. Ademais, mais do que utilizar diferentes estratégias para o ensino da matemática para esses alunos é necessário que os professores compreendam o seu aluno e suas singularidades e ainda se faz necessária formações voltadas às especificidades destes alunos.
Abstract: This research had the general objective of analyzing the difficulties encountered by teachers in teaching mathematics in the early years of elementary school in children with ASD. To theoretically support the research, we focused on a study on the Autistic Spectrum Disorder (ASD) from a brief history and conceptualization and its evolution over time, for that, we present data from the Pan American Health Organization - PAHO ( 2022), as well as Mello (2007) and Bosa (2002), among others. Likewise, we present a brief discussion on the teaching of Mathematics in the early years, already inquiring about how this teaching takes place for children with ASD. This work deals with a study of a qualitative/descriptive nature, of an exploratory nature through data collection through a questionnaire on the Google Forms platform, carried out with elementary school teachers from a private school, located in the Jardim Cidade Universitária neighborhood in city of João Pessoa – PB. After collection, we organized the data into three categories called “Teachers' identification”; “Knowledge of teachers about autism spectrum disorder” and “Strategies that teachers adopted in teaching Mathematics in students with ASD and their advances”. The results indicated that most teachers did not have adequate training to work with these children, and that these teachers were able to identify ASD characteristics and build strategies and methods for teaching mathematics to their students through their experiences in living with them. children with this disorder. Moreover, more than using different strategies for teaching mathematics to these students, it is necessary for teachers to understand their students and their singularities and it is also necessary to provide training focused on the specificities of these students.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista (TEA)
Ensino fundamental
Matemática - ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26364
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JNFG28022023.pdf942,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons