Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Patrícia da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-01T18:59:34Z-
dc.date.available2022-07-11-
dc.date.available2023-03-01T18:59:34Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26371-
dc.description.abstractABSTRACT The general objective of this work is to analyze the educational practices of the Griô Pedagogy Teaching Project linked to the Degree Program, in the period 2017-2019. And, as specific objectives, to discuss the context of Ethnic-Racial Relations Education and Griô Pedagogy; To identify the educational teaching practices developed in the Pedagogia Griô project, linked to the Degree Program (PROLICEN), offered by the Dean of Graduation (PRG), of the Federal University of Paraíba (UFPB); Reflect on educational practices in the Pedagogia Griô project and its contribution to Pedagogy and Basic Education. The main theorists were: Saviani (1997); Pacheco (2006); Gomes (2011); Libâneo (2013); Candau (2013), among others. The methodology consisted of qualitative research of the bibliographic and documentary type, using the content analysis of current legislation, the Annual Reports of PROLICEN, for the years 2017, 2018 and 2019 and Field Records. The results make it possible to understand that the educational practice of Pedagogia Griô favored a Continuing Education for external participants in Basic Education and made it possible to expand knowledge about the Afro-Brazilian culture and the valorization of the ethnic-racial identity of the project participants, in the Formation initial. It also fostered curiosity, debates and enchantment among educators and residents of the Róger Community, in the city of João Pessoa-PB, in relation to the tradition of traditional peoples.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-03-01T18:59:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PSA11072022.pdf: 1108106 bytes, checksum: fceb9bbb8409faa4a1fad2cb39fd4241 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-01T18:59:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PSA11072022.pdf: 1108106 bytes, checksum: fceb9bbb8409faa4a1fad2cb39fd4241 (MD5) Previous issue date: 2022-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectPedagogia Griôpt_BR
dc.subjectPrograma Acadêmico PROLICENpt_BR
dc.titleDa raiz ancestral aos saberes culturais: práticas educativas em educação das relações étnico-raciais no Projeto PROLICEN Pedagogia Griô da Universidade Federal da Paraíba (2017-2019)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.contributor.advisor2Silva, Luziel Augusto da-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas educativas do Projeto de Ensino Pedagogia Griô vinculado ao Programa de Licenciaturas, no período de 2017-2019. E, como objetivos específicos, discutir o contexto da Educação das Relações Étnico-raciais e da Pedagogia Griô; Identificar as práticas educativas de ensino desenvolvidas no projeto Pedagogia Griô, vinculado ao Programa de Licenciaturas (PROLICEN), ofertado pela Pró- Reitoria de Graduação (PRG), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Refletir sobre as práticas educativas no projeto Pedagogia Griô e sua contribuição para a Pedagogia e Educação Básica. Os principais teóricos foram: Saviani (1997); Pacheco (2006); Gomes (2011); Libâneo (2013); Candau (2013), entre outros. A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e documental, utilizando a análise de conteúdo de legislações vigentes, dos Relatórios Anuais do PROLICEN, dos anos 2017, 2018 e 2019 e Registros de Campo. Os resultados possibilitam o entendimento que a prática educativa da Pedagogia Griô favoreceu uma Formação Continuada para os participantes externos na Educação Básica e possibilitou uma ampliação de conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira e a valorização da identidade étnica-racial dos participantes do projeto, na Formação Inicial. Bem como, fomentou curiosidade, debates e encantamento dos educadores e moradores da comunidade do Róger, na cidade de João Pessoa-PB, em relação a tradição dos povos tradicionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSA11072022.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons