Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26371
Tipo: TCC
Título: Da raiz ancestral aos saberes culturais: práticas educativas em educação das relações étnico-raciais no Projeto PROLICEN Pedagogia Griô da Universidade Federal da Paraíba (2017-2019)
Autor(es): Alves, Patrícia da Silva
Primeiro Orientador: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
Segundo Orientador: Silva, Luziel Augusto da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas educativas do Projeto de Ensino Pedagogia Griô vinculado ao Programa de Licenciaturas, no período de 2017-2019. E, como objetivos específicos, discutir o contexto da Educação das Relações Étnico-raciais e da Pedagogia Griô; Identificar as práticas educativas de ensino desenvolvidas no projeto Pedagogia Griô, vinculado ao Programa de Licenciaturas (PROLICEN), ofertado pela Pró- Reitoria de Graduação (PRG), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Refletir sobre as práticas educativas no projeto Pedagogia Griô e sua contribuição para a Pedagogia e Educação Básica. Os principais teóricos foram: Saviani (1997); Pacheco (2006); Gomes (2011); Libâneo (2013); Candau (2013), entre outros. A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e documental, utilizando a análise de conteúdo de legislações vigentes, dos Relatórios Anuais do PROLICEN, dos anos 2017, 2018 e 2019 e Registros de Campo. Os resultados possibilitam o entendimento que a prática educativa da Pedagogia Griô favoreceu uma Formação Continuada para os participantes externos na Educação Básica e possibilitou uma ampliação de conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira e a valorização da identidade étnica-racial dos participantes do projeto, na Formação Inicial. Bem como, fomentou curiosidade, debates e encantamento dos educadores e moradores da comunidade do Róger, na cidade de João Pessoa-PB, em relação a tradição dos povos tradicionais.
Abstract: ABSTRACT The general objective of this work is to analyze the educational practices of the Griô Pedagogy Teaching Project linked to the Degree Program, in the period 2017-2019. And, as specific objectives, to discuss the context of Ethnic-Racial Relations Education and Griô Pedagogy; To identify the educational teaching practices developed in the Pedagogia Griô project, linked to the Degree Program (PROLICEN), offered by the Dean of Graduation (PRG), of the Federal University of Paraíba (UFPB); Reflect on educational practices in the Pedagogia Griô project and its contribution to Pedagogy and Basic Education. The main theorists were: Saviani (1997); Pacheco (2006); Gomes (2011); Libâneo (2013); Candau (2013), among others. The methodology consisted of qualitative research of the bibliographic and documentary type, using the content analysis of current legislation, the Annual Reports of PROLICEN, for the years 2017, 2018 and 2019 and Field Records. The results make it possible to understand that the educational practice of Pedagogia Griô favored a Continuing Education for external participants in Basic Education and made it possible to expand knowledge about the Afro-Brazilian culture and the valorization of the ethnic-racial identity of the project participants, in the Formation initial. It also fostered curiosity, debates and enchantment among educators and residents of the Róger Community, in the city of João Pessoa-PB, in relation to the tradition of traditional peoples.
Palavras-chave: Educação das relações étnico-raciais
Pedagogia Griô
Programa Acadêmico PROLICEN
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26371
Data do documento: 22-Jun-2022
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSA11072022.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons