Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2643
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico na psicopedagogia: os jogos como fator de desenvolvimento infantil
metadata.dc.creator: Silva, Vânia Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Sandra Cristina Morais de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta as contribuições de alguns autores sobre o lúdico e ressalta como os jogos, brinquedos e brincadeiras contribui para o processo de desenvolvimento infantil. Por essa razão e por ser a própria essência da infância, o lúdico tem grande influência no trabalho de intervenção psicopedagógica junto às crianças com dificuldade de aprendizagem. A escolha por esse tema de estudo teve origem no Estágio Supervisionado Institucional, ocasião em que pude observar no contexto escolar a dinâmica lúdica como fator de desenvolvimento. Portanto, com esse estudo pretendemos perceber até que ponto os jogos e brincadeiras podem contribuir para o processo de desenvolvimento infantil, na ótica dos autores pesquisados. O objetivo geral do estudo priorizamos: Fazer um levantamento bibliográfico acerca do lúdico como fator auxiliar no desenvolvimento cognitivo do indivíduo, despertando seus potenciais também nas áreas motoras e afetivas. O método é um levantamento teórico. Esperamos com esse estudo trazer contribuições para a área da Psicopedagogia e para os futuros psicopedagogos.
Abstract: This work presents the contributions of some authors on the playful in psychopedagogy and how it contributes to the process of child development. The intention is to understand to what extent games and games can contribute to this process. With that we question: Is the playful one really motivating students to study? How are content worked through play more attractive to students? How can playfulness help in psychopedagogical intervention? Having as general objective To make a bibliographic survey about the playful as an auxiliary factor in the natural development of each individual, awakening their potential in the motor, affective and cognitive areas. And, specifically, we have as objectives: to identify how the playful is determinant for the development of children, To analyze what the authors say about play as a triggering factor of learning and to draw possibilities of games and games in the psychopedagogical perspective.
Keywords: Lúdico
Desenvolvimento infantil
Psicopedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2643
Issue Date: 24-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VRS24112016.pdf853,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.