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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26439
Tipo: TCC
Título: O cartão de crédito consignado e o superendividamento dos consumidores diante da modalidade tele saque
Autor(es): Vicente, Geilza Carla Souza
Primeiro Orientador: Santos, Alex Taveira dos
Resumo: O presente trabalho trata de como o cartão de crédito consignado, pode afetar a vida financeira do consumidor ao ponto dele cair no superendividamento, com destaque para o tele saque, modalidade de acesso ao crédito por meio do cartão de crédito consignado. O superendividamento merece atenção na legislação pois é responsável por excluir socialmente o consumidor da economia e cadeia de consumo, retirando o indivíduo do convívio social. Por muitas vezes o consumidor acaba se enquadrando nessa categoria devido a falta de planejamento financeiro combinado com um estímulo ao consumo vertiginoso. O desenvolvimento dessa pesquisa buscou chegar à conclusão sobre se o telesaque e a possibilidade do depósito em conta, sem a existência prévia do cartão de crédito, é capaz de influenciar no superendividamento dos consumidores, procurando explicar o problema através de análise documental da literatura já publicada em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita, que envolva o tema em análise. O presente trabalho chegou à conclusão de que considerando a utilização do cartão de crédito consignado para a obtenção de crédito através de saque é uma atividade abusiva visto que em muitas oportunidades sequer é apresentado ao consumidor a informação de que o crédito terá sua base em juros rotativos, bem como a situação de imprevisibilidade de término do contrato a qual o consumidor é exposto. Sendo observado que o superendividamento precisa ser enfrentado como o que ele realmente é, um problema da sociedade do consumo, necessitando a situação ser ponderada com a presença da boa fé e responsabilização das partes, sendo necessária a garantia da informação referente ao contrato de concessão do crédito e compras a prazo, ponderação referente ao marketing e influência para o consumo e garantir que os consumidores vulneráveis não sejam explorados diante a situação que se encontram.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Direito do Consumidor
Superendividamento
Cartão de crédito consignado
Telesaque
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Jurídicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26439
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

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