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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26495| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A videoaula como metodologia de ensino para aulas de língua inglesa em uma escola pública estadual na Paraíba a partir da experiência em um programa bilíngue em construção (CRIA) |
| Autor(es): | Coutinho, Elielma Carneiro |
| Primeiro Orientador: | Escarpinete, Mariana Lins |
| Resumo: | O Ensino de um idioma como a Língua Inglesa (LI), nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pressupõe, ao agir docente, a constante reflexão sobre a prática em si, visto que a realidade em sala de aula é permeada por inúmeras particularidades. No ano de 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia da Covid-19, coronavírus, a partir de então, foi preciso encontrar formas de seguir com a educação, apesar das adversidades, levando em consideração as novas particularidades. Assim, as aulas remotas passaram a substituir as aulas presenciais, fazendo com que os alunos pudessem estudar em casa através de seus aparelhos celulares ou computadores. Frente a esse cenário de ressignificação das aulas que repercutiram diretamente na lógica de atuação dos professores, em especial, da educação pública, objetivamos refletir e elaborar uma metodologia nas aulas de Língua Inglesa em uma escola pública estadual na Paraíba a partir da experiência em um projeto bilíngue em construção. A partir dessa base, de forma específica, intui-se: (i) descrever a sequência metodológica das aulas de LI nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto do ensino remoto; (ii) apresentar o mecanismo de videoaula elaborado a partir da necessidade insurgente nesse contexto e (iii) demonstrar como se constrói a videoaula enquanto sugestiva para a prática docente em Língua Estrangeira. Além disso, buscamos, ainda, dialogar sobre a produtividade da metodologia expandida tanto para o ensino remoto como a sua aplicabilidade para o presencial ou híbrido. Para isso, a atenção se dá na perspectiva teórico-pedagógica da metodologia ativa da sala de aula invertida, em inglês, Flipped classroom (ALMEIDA, 2018; LEFFA, DUARTE e ALDA, 2016; BERGMANN E SAMS, 2018), uma vez que, apresentaremos o mecanismo videoaula que se consolida enquanto possibilidade de desenvolvimento de um projeto de ensino a distância em razão do quadro epidemiológico em questão. Para além, utilizamos como aporte teórico estudos sobre o cenário do Ensino bilíngue (WEI, 2000; MEGALE, 2005, 2018, 2019) e ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I (NORTE, JUNIOR E SCHÜNZEN, 2013; COUTINHO, 2017), evidenciando ainda as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) (PAIVA E MURTA, 2020; GOMES, CARVALHO E MAIA, 2020). Dessa forma, entendemos como justificativa que esse modelo estruturado e ajustável apresentado neste trabalho dissertativo tem potencial de contribuição para o exercício de professores e pesquisadores, visto que pode ser adaptado a diferentes realidades de ensino, expandindo a aprendizagem de uma Língua Estrangeira na Educação Básica. |
| Abstract: | Since the reality in the classroom is permeated by numerous particularities, the teaching of a language, such as the English Language in Elementary School, presupposes, to teacher action, the constant reflection on the practice itself. In the year 2020, the world was surprised by the pandemic of Covid-19, or coronavirus, and it was necessary to find ways to continue with education, despite the adversities, considering the new particularities. Thus, remote classes began to replace face-to-face classes, allowing students to study from home through their smartphones or computers. Once the scenario of the resignification of classes has been planted it directly repercussed on the logic of teachers’ performance, especially in public education. So, we aim the reflection and elaboration of a methodology in English language classes, in a state public school in Paraíba, from the experience in a bilingual project under construction. From this base, in a specific way, we intend: (i) to describe the methodological sequence of English Language classes in Elementary School in the context of remote teaching; (ii) to present the video class mechanism elaborated from the insurgent need of the context and (iii) to demonstrate how the video class is constructed as suggestive for Foreign Languages (FL) in teaching practice. Furthermore, we seek to discuss the productivity of the expanded methodology for remote teaching and its applicability to face-to-face or hybrid teaching. For this, the focus is on the theoretical-pedagogical perspective of the active methodology of the flipped classroom (ALMEIDA, 2018; LEFFA, DUARTE e ALDA, 2016; BERGMANN E SAMS, 2018) since we will present the video lesson mechanism which is consolidated as a possibility of developing a distance learning project due to the current epidemiological situation. In addition, we used as theoretical support studies on the scenario of bilingual education (WEI, 2000; MEGALE, 2005, 2018, 2019) and the teaching of English in Elementary School level (NORTE, JUNIOR AND SCHÜNZEN, 2013; COUTINHO, 2017), also highlighting the Information and Communications Technology (ICT), (PAIVA E MURTA, 2020; GOMES, CARVALHO E MAIA, 2020). In this way, we understand as a justification that this structured and adjustable model presented in this dissertation has the potential to contribute to the work of teachers and researchers, since it can be adapted to different teaching realities, expanding the learning of a foreign Language in Basic Education. |
| Palavras-chave: | Língua inglesa Ensino fundamental - Anos iniciais Ensino bilíngue Metodologia ativa English language Elementary school - Early years |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística e ensino |
| Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26495 |
| Data do documento: | 13-Set-2022 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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