Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26630
Tipo: | TCC |
Título: | Concepções dos estudantes da ONG CEFEC sobre as aulas de teoria musical. |
Título(s) alternativo(s): | Conceptions of the students of the NGO CEFEC about music theory classes. |
Autor(es): | Monteiro, Deivid Marinaldo Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Beltrame, Juciane Araldi |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso investiga as concepções de estudantes da ONG —Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC) sobre as aulas de teoria musical. O objetivo geral foi compreender as concepções dos estudantes em relação às aulas de teoria musical desenvolvidas na ONG CEFEC. Os objetivos específicos consistem em: Identificar o perfil (gênero, faixa etária e grau de escolaridade) dos participantes; descrever as relações que os estudantes têm com a música; identificar o interesse e participação nas aulas de teoria musical; verificar a relação das aulas de teoria musical e a prática vivenciada pelos alunos. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os resultados apontam que as expectativas dos alunos em relação à teoria musical têm sido atendidas. Eles mostram, concernente aos seus anseios, que seus gêneros musicais preferidos e suas práticas musicais são contempladas nas atividades de teoria musical, dada a diversidade encontrada, agregando conceitos ligados à teoria musical relevantes para produção de conhecimento musical, incluindo a articulação com as aulas práticas de instrumento musical. |
Abstract: | This course completion work investigates the conceptions of students of the NGO -Community Educational Training Center (CEFEC) about music theory classes. The general objective was to understand the students conceptions in relation to the music theory classes developed at the NGO CEFEC. The specific objectives are: To identify the profile (gender, age group and educational level) of the participants; describe the relationships that students have with music;identify interest and participation in music theory classes; to verify the relationship of music theory classes and the practice experienced by the students. The research was qualitative, using questionnaires with open and closed questions as data collection technique. The results indicate that the students' expectations regarding music theory have been met. They show, concerning their longings, that their favorite musical genres and musical practices are contemplated in the activities of musical theory, given the diversity found, aggregating concepts related to musical theory relevant to the production of musical knowledge, including the articulation with practical classes of musical instrument. |
Palavras-chave: | Educação musical. Teoria musical. Música - Aprendizagem - ONG. Música - Projetos sociais. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26630 |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DMGM10012023.pdf | 907,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons