Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26631
Tipo: | TCC |
Título: | Aulas de canto na pandemia : urgência e resiliência. |
Título(s) alternativo(s): | Singing lessons in the pandemic: urgency and resilience. |
Autor(es): | Lima, Robson Coelho de |
Primeiro Orientador: | Souza, Maria Eleonora Montenegro de |
Resumo: | Este trabalho nasce da inquietação, busca de orientação e resiliência durante o processo de pandemia da covid 19, enfrentado por toda população mundial entre o ano de 2020 e primeiro semestre de 2022, provocando enorme mudança no que diz respeito à forma de educação, passando de totalmente presencial à totalmente e emergencialmente remota. O objetivo desta escrita é compartilhar a experiência vivida por um professor de canto popular junto aos seus alunos e alunas que, através do diálogo com artigos, monografias, dissertações e teses, descobriu novos equipamentos para tornar viável e de qualidade o seu ofício. Nas considerações finais, além de ressaltar as ferramentas práticas virtuais para o uso no dia a dia, a compreensão da importância do compartilhamento de saberes, dúvidas, erros e acertos, como mais uma ferramenta que pode servir de inspiração e encorajamento para que novas experiências possam ganhar voz e espaço. |
Abstract: | This work was born from the uneasiness and the search for directions and resilience during the COVID-19 pandemic that the world's population faced between the year of 2020 and the first semester of 2022, causing an enormous change in aspects related to education, which went from in-person to emergency remote classes. The aim of this work is to share the experiences of a singing teacher with his students, through a dialogue with academic articles, theses and dissertations, while discovering new equipments and technologies to increase the quality and make the teaching process more feasible. In the final considerations, beyond the emphasis on the online tools for teaching, the comprehension of the importance of sharing of knowledge, questions, mistakes and successes, as additional tools to inspire and encourage new experiences that can flourish in a new environment. |
Palavras-chave: | Educação musical. Canto popular. Canto - Ensino - Pandemia Covid-19. Ensino musical - Novas teconologias. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26631 |
Data do documento: | 19-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RCL13012023.pdf | 370,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons