Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26632
Tipo: | TCC |
Título: | Piano na UFPB : uma discussão sobre o repertório dos discentes no ano letivo de 2021. |
Título(s) alternativo(s): | Piano at UFPB : a discussion about the repertoire of students in the 2021 school year. |
Autor(es): | Silva, Lívia Figueiredo de Alencar e |
Primeiro Orientador: | Vieira., Josélia Ramalho |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre um estudo de caso acerca do ensino de piano na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O recorte escolhido para delimitar esse estudo de caso foi o repertório estudado pelos alunos dos cursos de piano (bacharelado e licenciatura), durante o ano letivo de 2021 (que se estendeu de agosto de 2021 a junho de 2022) na UFPB. O objetivo da pesquisa é entender e analisar o currículo que os alunos do curso de piano (bacharelado e licenciatura) têm tocado através do repertório estudado no ano letivo de 2021 (semestres de 2021.1 e 2021.2). Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental acerca do ensino de piano e do currículo das disciplinas de instrumento na UFPB, bem como aplicou-se um questionário para os alunos que estavam ativos nos cursos de Bacharelado ou Licenciatura no recorte temporal selecionado. Dos 13 alunos que se encaixavam no recorte, obtivemos 9 respostas, o que corresponde a 70% dos alunos ativos. Os resultados demonstram uma predominância masculina nos sujeitos, dentro de uma faixa etária que não ultrapassa os 30 anos. Foram citadas 36 peças de autores diversos, sendo que a maior parte das peças de ambos os semestres se concentram na música de tradição europeia dos séculos XVIII e XIX. A pesquisa demonstra que fatores como a ampliação de vagas nos cursos superiores e a realidade do mercado de trabalho tem relevante impacto no perfil dos alunos. Outrossim, a maioria dos alunos ativos tem perspectivas profissionais voltadas para a docência e não para a performance, o que, talvez, justifique a dedicação a outros aspectos da música além daquele que eles têm ao estudo do instrumento, resultando na impossibilidade do cumprimento de um programa como o do antigo currículo, e justificando a dispensa de um programa preestabelecido, dando a possibilidade de cada professor entender a realidade e necessidade que cada aluno tem a partir de seus objetivos no curso. |
Abstract: | The present work is a case study on the piano teaching on the Federal University of Paraíba (UFPB). The aspect chosen to delineate this case study was the repertoire studied by alumni of piano courses (both bachelor and music education undergraduate course) over the academic year of 2021 (which lasted from august of 2021 to june of 2022) on UFPB. The research's objective was to understand and Analyse the curriculum witch the students from piano courses (both bachelor and licenciate) have played based on the repertoaire studied over the academic year of 2021. To this end, a bibliographical and documental research about piano teaching and the instrument disciplines curriculum on UFPB was conducted, as well as the application of a questionnaire for the alumni that were active on Bachelor or Licenciate (Music Education) Courses in the selected time frame. Out of the 13 students that fit the aspect chosen for the research, 9 answers were obtained, which corresponded to 70% of active students. The results demonstrated a masculine predominance in the subjects, among an age gap that doesn't surpass 30 years old. A number of 36 pieces from different authors were quoted, from which most of the pieces from both semesters concentrated in traditional European music from the XVIII and XIX centuries. Research demonstrates that factors as the increase in vacancies on degree courses and the reality of labor market have a significant impact on the profile of the students. And most of the active students have professional prospects teaching-oriented, and not performance-oriented. Which, maybe, justifies the dedication to other musical aspects other than the instrument study, resulting in the impossibility of the fulfilment of a program as the former curriculum and justifying the discharge of a predetermined program, giving each professor the possibility to understand the reality and individual need each student has from their objectives. |
Palavras-chave: | Educação musical. Piano - Ensino. Música - Ensino superior. Música - Repertório UFPB. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26632 |
Data do documento: | 9-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LFAS13012023.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons