Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26663
Tipo: | Tese |
Título: | Performance e identidade: as práticas musicais do bloco carnavalesco Unidos da Cachorra da cidade de Fortaleza – CE |
Autor(es): | Monteiro Junior, Francisco Sidney da Silva |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Adriana |
Resumo: | Esta tese expõe as principais características constitutivas da performance do Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra na contemporaneidade, através da etnografia de suas práticas dentro de seu próprio contexto de atuação. Apresentando um alto potencial revelador de identidades pessoais e coletivas na performance, procurou-se pormenorizar as diversas formas como estas se refletem na vivência das práticas sócio musicais no cotidiano do grupo. A partir de uma intensa pesquisa de campo com observação participante, pôde-se experimentar três formas de interações presentes na performance do grupo: enquanto público, aprendiz de ritmista e ritmista da bateria. Deste modo, associando os dados obtidos em campo ao corpus teórico construído ao longo da pesquisa - estudos da performance e identidade - argumenta-se que a música na performance do Unidos da Cachorra atua como elemento articulador na formação de uma identidade coletiva, entendida como um processo construído por meio de experiências cotidianas como ensaios, oficinas instrumentais e desfile durante o pré-carnaval. |
Abstract: | This thesis demonstrates the main constitutive characteristics of the performance of the Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra in contemporary times, through the ethnography of its practices within its own context of action. Presenting a high revealing potential of personal and collective identities in performance, an attempt was made to detail the different ways in which these are reflected in the experience of socio-musical practices in the group's daily life. From an intense field research with participant observation, it was possible to experience the forms of interactions present in the group's performance: as audience, as rhythmist apprentice and as drummer. Thus, associating the data obtained in the field to the theoretical corpus constructed throughout the research – performance studies and identity - it is argued that the music in the performance of Unidos da Cachorra acts as an articulating element in the formation of a collective identity, understood as a process built through everyday experiences such as rehearsals, instrumental workshops, and parade during the pre-carnival. |
Palavras-chave: | Música Etnografia musical Bloco carnavalesco Carnaval - Fortaleza - CE Music Musical ethnography |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26663 |
Data do documento: | 9-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FranciscoSidneyDaSilvaMonteiroJunior_Tese.pdf | 11,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons