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metadata.dc.type: TCC
Title: Assessoramento psicopedagógico: uma experiência institucional escolar no bairro de Mangabeira João Pessoa – PB
metadata.dc.creator: Alves, Eliane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Dantas, Éder da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Geovaní Soares de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral. Analisar o processo de assessoramento psicopedagógico vivenciado em uma Escola Pública Municipal da cidade de João Pessoa com vistas ao assessoramento psicopedagógico deverá acontecer não apenas quando as dificuldades de aprendizagem instaurada, promovendo dificuldades de aprendizagem, mas desenvolver condutas preventivas na sala do 6oano B no componente curricular, da Língua Portuguesa. Metodologia: O estudo ora apresentado é resultante do trabalho de extensão desenvolvido em uma escola pública municipal de ensino fundamental, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa/PB, A pesquisa trata de uma pesquisa-ação, de caráter descritivo exploratório, cujos materiais colhidos através da observação, do diálogo e entrevista foram analisados qualitativamente.Resultados: Após o conhecimento da realidade escolar, através do mapeamento, passamos a escuta do professor, ocasião em que identificamos as demandas existentes. Em seguida, em sala de aula, por meio de dinâmicas, tivemos convivência direta com os aprendentes, observando seus sentimentos, valores e dificuldades apresentadas. A partir de então passamos a desenvolver junto ao professor um processo de reflexão-ação da prática pedagógica, subsidiando-o com atividades de acordo com as necessidades evidenciadas. Conclusão: Os resultados demonstraram a necessidade e a importância do assessoramento psicopedagógico, enquanto instrumento que favorece a melhoria do processo de aprendizagem, auxiliando no combate do fracasso escolar.
Abstract: The present work had as general objective was to analyze the process of psychopedagogical counseling experienced in a Municipal Public School in the city of João Pessoa. With a view in the psychopedagogical counseling should happen not only when the difficulties of learning established, promoting learning difficulties, but develop preventive behaviors in the 6th grade B salt in the curricular component of the Portuguese Language, Methodology: The study presented here is a result of extension work developed In a municipal public elementary school, located in the neighborhood of Mangabeira, in João Pessoa / PB. The research deals with an action research, of descriptive exploratory character, whose materials collected through observation, dialogue and interview were analyzed qualitatively. Results: After the knowledge of the school reality, through the mapping, we listen to the teacher, at which time we identify the existing demands. Then, in the classroom, through dynamics, we had direct contact with the learners, observing their feelings, values and difficulties presented. From then on we began to develop with the teacher a process of reflection-action of the pedagogical practice, subsidizing it with activities according to the needs evidenced. Conclusion: The results demonstrated the necessity and importance of psychopedagogical counseling, as an instrument that favors the improvement of the learning process, helping to combat school failure.
Keywords: Psicopedagogia
Assessoramento
Aprendizagem
Psychopedagogy
Advice
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2671
Issue Date: 23-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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