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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26719
Tipo: TCC
Título: O novo modelo do trabalho nas plataformas digitais: uma análise do perfil dos trabalhadores nos setores de serviços de entregas e transporte de passageiros no Brasil
Autor(es): Paz, Edson Geraldo Nascimento da.
Primeiro Orientador: Carvalho, Rejane Gomes.
Resumo: As transformações tecnológicas proporcionaram, ao longo do tempo, mudanças estruturais no sistema capitalista, alterando a forma como a sociedade contemporânea acessa os mercados de bens e serviços. Mas, sobretudo, mudaram as relações sociais de produção e de trabalho de modo a aperfeiçoar o controle sobre os trabalhadores. As tecnologias da informação deram suporte ao surgimento das plataformas digitais como ambiente para um novo modelo de trabalho. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal abordar o contexto do trabalho realizado por meio das plataformas digitais e analisar o perfil dos trabalhadores nos setores de serviços de entregas e de transporte de passageiros no Brasil. A literatura utiliza o termo “uberização” do trabalho para caracterizar a forma como os trabalhadores se relacionam com as plataformas digitais. Para compreender esse contexto, fez-se necessário considerar teoricamente os principais fatores que servem como determinantes do processo de flexibilização do trabalho e as novas modalidades de trabalho que se desenvolvem no âmbito da economia digital, contribuindo também para a informalização do trabalho. Além de pesquisa bibliográfica sobre o tema trabalho na economia digital e uberização, este trabalho utilizou dados secundários fornecidos pelo Ipea, com base na PNAD Contínua, e no FairWork Brasil, projeto sediado na Universidade de Oxford, para acompanhar as consequências do trabalho plataformizado. Buscou-se trazer questões que caracterizem o perfil dos trabalhadores que compõem os setores de serviço de entregas e de transporte de passageiros no Brasil, considerando o gênero, raça/cor, nível de escolaridade, jornada de trabalho e rendimentos. Entre os principais resultados, evidenciou-se que as empresas dominantes do setor não reconhecem as atividades realizadas pelos trabalhadores de modo a caracterizar vínculo empregatício. Em geral, os trabalhadores adotam uma postura de autonomia, assumem os riscos e os custos do trabalho e não gozam de direitos trabalhistas básicos como férias e aposentadoria. Desse modo, a uberização do trabalho pode expressar um novo estágio da exploração do trabalho gerenciado por meio de um algoritmo e, assim, caracterizar a continuidade da precarização do trabalho.
Abstract: Technological transformations have provided structural changes in the capitalist system over time, changing the way contemporary society accesses markets for goods and services. However, above all, it altered the social relations of production and work in order to improve control over workers. Information technologies supported the emergence of digital platforms as an environment for a new work model. In this sense, the main objective of this work is to address the context of the work carried out through digital platforms and to analyze the profile of those workers in the sectors of delivery services and passenger transport in Brazil. The literature uses the term “uberization” of work to characterize the way workers relate to digital platforms. To understand this context, it was necessary to theoretically consider the main factors that serve as determinants of the work flexibility process and the new work modalities that develop in the digital economy, also contributing to the informalization of work. Beyond the bibliographical research on the subject of work in the digital economy and uberization, this work used secondary data provided by Ipea, based on the PNAD Contínua, and FairWork Brasil, a project based at the University of Oxford, to monitor the consequences of platform work. We sought to bring questions that characterize the profile of workers who make up the sectors of delivery service and passenger transport in Brazil, considering gender, race/color, level of education, working hours and income. Among the main results, it was shown that the dominant companies in the sector do not recognize the activities carried out by workers in order to characterize an employment relationship. In general, workers adopt an attitude of autonomy, assume the risks and costs of work and do not enjoy basic labor rights such as vacations and retirement. Therefore, the uberization of work can express a new stage in the exploitation of work managed through an algorithm and characterize the continuity of precarious work.
Palavras-chave: Trabalho.
Plataformas digitais.
Condições de trabalho.
Informalidade do trabalho.
Precarização do trabalho.
Uberização.
Perfil dos trabalhadores.
Prestação de serviço informal.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26719
Data do documento: 17-Fev-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Econômicas

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