Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26734
Tipo: Dissertação
Título: O papel da gestualidade na educação infantil em aulas de língua inglesa
Autor(es): Silva, Samantha Joyce Ferreira Wanderley da
Primeiro Orientador: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Resumo: O crescimento no número de escolas nos últimos três anos que vêm implementando o currículo bilíngue está aumentando gradativamente. A escolha pelo ensino da língua inglesa como língua-alvo nos programas bilíngues se dá pela compreensão que a língua inglesa se tornou uma língua-franca, isto é, aquele idioma que é escolhido como forma de unir diversos povos no intuito de haver uma melhor compreensão. Entretanto, quando vamos observar como se dá a aquisição de uma nova língua(linguagem), é possível perceber que, atrelada à fala, a gestualidade tem um papel fundamental para compreensão da mensagem transmitida como todo. Com isso, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como a gestualidade facilita o processo de aquisição da segunda língua. É importante também elencar que os objetivos específicos trazidos em pauta foram os de observar os padrões de interação entre a professora e os alunos com foco na gestualidade; destacar o papel da gestualidade na sala de aula virtual; e por fim, observar quais gestos possuíram maior preponderância nas gravações utilizadas. As aulas analisadas nesta pesquisa foram cedidas por uma escola da rede privada de ensino, situada na cidade do Paulista, Região Metropolitana do Recife. A turma escolhida foi a do Infantil III, sendo algumas aulas do quarto bimestre as selecionadas para serem expostas aqui. Desse modo, as aulas dos dias 12/11/2020, 13/11/2020, 10/12/2020, 11/12/2020 e 04/01/2021 foram eleitas, tendo em vista um espaçamento de quase um mês de diferença. Como intuito de empoderar esta pesquisa, foram utilizados os escritos de Vygotsky (1978; 2002; 2009), nos quais discorrem que a língua(gem) é dada através das interações sociais. A respeito do bilinguismo e educação bilíngue a discussão de Bialystok (2003), Grosjean (2008), Krashen (1978; 1981; 1985) foram trazidas. Para poder discernir a diferença entre escolas bilíngues, escolas com projeto bilíngue e escolas internacionais foi trazido o trabalho de Carvalho, Coutinho e Oliveira (2018). Por fim, acerca da multimodalidade e da gestualidade foram trazidos os estudos de McNeill e Kendon (1985), Kendon (1982), McNeill (1985; 1992; 2000; 2002) além de Fonte e Cavalcante (2016). Tomasello (2019) também foi discutido aqui quando fala sobre as cenas de atenção conjunta. Durante o percurso da análise das aulas, procurou-se discutir o papel da gestualidade nos discursos da professora. Após as análises, foi identificado que os gestos que apresentaram maior frequência no discurso foram os gestos dêiticos de McNeill (1985; 1992; 2000; 2002), observando que, apesar de todo o contexto de isolamento social vivido no período de análise das aulas, foi possível observar uma aquisição da língua inglesa pelos alunos de forma que eles puderam assimilar e reproduzir os vocabulários trabalhados durante as aulas. Assim, espera-se que esta pesquisa possa abrir um pouco mais as portas para análises e inserção da gestualidade na prática do docente de segunda língua e que mais pesquisas sejam realizadas nesse campo dentro do contexto brasileiro.
Abstract: The growth in the number of schools in the last three years that have been implementing the bilingual curriculum is gradually increasing. The choice for teaching the English language as a target language in bilingual programs is given by the understanding that the English language has become a lingua franca, that is, a language which is chosen as a way to unite different peoples in order to have a better understanding. However, when we observe how the acquisition of a new language occurs, it is possible to realize that, linked to speech, gestures play a fundamental role in understanding the message transmitted as a whole. Thus, this research aimed to analyze how gestures facilitate the process of acquisition of the second language. It is also important to list that the specific objectives brought on the agenda were to observe the patterns of interaction between teacher and students focusing on gestures; to highlight the role of gestures in the virtual classroom; and finally observe which gestures had greater preponderance in the recordings used. The classes analyzed in this research were provided by a private school, located in the city of Paulista, Metropolitan Region of Recife. The chosen team was the Infantil III, and some classes of the fourth bimester were selected to be analyzed here. Thus, classes of 12/11/2020, 13/11/2020, 10/12/2020, 11/12/2020 and 04/01/2021 were elected, in view of a spacing of almost one month difference. In order to empower this research, the writings of Vygotsky (1978; 2002; 2009) were used, in which they discuss that language is given through social interactions. Regarding bilingualism and bilingual education the discussion of Bialystok (2003), Grosjean (2008), Krashen (1978; 1981; 1985) were also brought up. To be able to discern the difference between bilingual schools, schools with bilingual project and international schools, it was brought about by the research of Carvalho, Coutinho and Oliveira (2018). Finally, about multimodality and gestures, the studies of McNeill and Kendon (1985), Kendon (1982), McNeill (1985; 1992; 2000; 2002) and Fonte e Cavalcante (2016) were led. Tomasello (2019) was also discussed here when talking about the scenes of joint attention. During the course of the analysis of the classes, it was aimed to discuss the role of gestures in the teacher’s speeches. After the analysis, it was identified that the gestures that showed the highest frequency in speech were the deictic gestures of McNeill (1985; 1992; 2000; 2002), despite all the context of social isolation lived in the period of analysis of the material, it was possible to observe an acquisition of the English language by the students so that they could assimilate and reproduce the vocabularies worked during the classes. Thus, it is expected that this research can open a little more doors for analysis and insertion of gestures in the practice of second language teachers and that more research should be carried out in this field within the Brazilian context.
Palavras-chave: Educação bilíngue
Aquisição de segunda língua
Aspectos multimodais
Gestualidade
Bilingual education
Second language acquisition
Multimodal aspects
Gestures
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26734
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SamanthaJoyceFerreiraWanderleyDaSilva_Dissert.pdf4,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons