Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2677
metadata.dc.type: TCC
Title: O olhar da criança pequena sobre o brincar
metadata.dc.creator: Padilha, Biancca de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Norma Maria de
metadata.dc.contributor.referee1: Escarião, Andréia Dutra
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa situa-se no âmbito da Educação Infantil, tendo como recorte de investigação o brincar nesta etapa educativa. Tem como objetivo geral analisar o olhar das crianças pequenas acerca do brincar e mais especificamente: analisar qual o ambiente em que as crianças mais gostam de brincar, descrever quais as brincadeiras mais utilizadas pelas crianças na instituição de Educação Infantil e em casa, por fim, relacionar o brincar com a prática psicopedagógica. Contou-se com a participação de cinco crianças com cinco anos de idade, sendo quatro do sexo feminino e uma do masculino. Utilizou-se para coletar os dados, uma entrevista semiestruturada, contendo dois itens sociodemográficos (idade e sexo) a fim de caracterizar a amostra e quatro relacionados ao brincar. Os resultados demonstraram que as crianças enxergam o brincar como algo prazeroso, uma forma de se divertir, tanto no ambiente institucional como o familiar. As suas brincadeiras envolvem a interação com os amigos, o movimento, o desafio, o faz de conta, os brinquedos e brincadeiras mais populares entre os seus pares, como é o caso da boneca e do futebol, respectivamente, assim como a imaginação, a criatividade, o afeto, etc. A relação entre criança, brincadeira, aprendizagem em tudo se assemelha ao que a psicopedagogia busca estudar, pois esta procura meios de conhecer o que está dificultando o processo de ensino-aprendizagem do aprendente, objetivando minimizá-los. Para isso, nada melhor do que fazer uso das brincadeiras, assim como dos jogos e brinquedos para transformar essa ação em uma aprendizagem significativa, prazerosa e estimulante para as crianças.
Abstract: This research is situated in the context of early childhood education, with the research cut out the play in this educational stage. It has the general objective to analyze the look of small children about play and more specifically: to analyze which environment where kids like to play, describe what the games most used by children in the institution of Early Childhood Education and home finally relate the play with psychoeducational practice. Counted with the participation of five children under the age of five, four female and one male. We used to collect the data, a semi-structured interview, containing two items sociodemographic (age and sex) in order to characterize the sample and four related to play. The results showed that the children they see play as something pleasurable, a way to have fun, both the institutional environment and the family. Their games involve interaction with friends, the movement, the challenge, the make-believe, toys and most popular games among their peers, such as the doll and football, respectively, as well as imagination, creativity, affection, etc. The relationship between child, play, learning at all resembles what the psychopedagogy seeks to study, because this means demand to know what is hindering the process of teaching and learning of the learner, aiming to minimize them. For this, nothing better than to use the games as well as games and toys to transform this action into a meaningful, enjoyable and stimulating learning for children.
Keywords: Educação infantil
Lúdico
Psicopedagogia
Child education
playful
Psychopedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2677
Issue Date: 16-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSP24112016.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.