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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26792
Tipo: | TCC |
Título: | A imagem do governo russo na minissérie Chernobyl : uma análise de estereótipos de vilania. |
Título(s) alternativo(s): | The image of the Russian government in the miniseries Chernobyl: an analysis of stereotypes of villainy. |
Autor(es): | Oliveira, Daniel Cavalcanti de |
Primeiro Orientador: | Mayer, Flávia Affonso |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso é um estudo de caso, que tem como objetivo investigar de que maneira estereótipos de vilania são construídos em produtos audiovisuais. Para tanto, adentraremos a discussão sobre como se caracteriza um vilão, os seus arquétipos e estereótipos, a utilização do soft power estadunidense e os conceitos de narrativas seriadas audiovisuais. Utilizaremos Carl Gustav Jung (2002) e Christopher Vogler (2006) quanto ao estudo da vilania; Walter Lippman (2008) para abordar estereótipos; Joseph Nye (2004) quanto ao soft power; e Arlindo Machado (2000) para definição de séries e minisséries. A metodologia utilizada é a análise fílmica da minissérie Chernobyl, tendo como corpus o enredo da obra e três cenas presentes em seus capítulos. Para a análise, as categorias mobilizadas foram como o governo soviético é representado através das imagens, da trilha sonora e da caracterização dos personagens, e de como esse discurso constrói a imagem de antagonista do enredo. Como conclusão, foi possível identificar artifícios narrativos e estéticos que dialogam com os estereótipos de vilania em relação ao governo russo/soviético, corroborando para construir e reforçar a imagem de inimigo em relação a esse governo. |
Abstract: | The present Final Paper is a case study, which aims to investigate how stereotypes of villainy are built in audiovisual products. In order to do so, we will enter the discussion on how a villain is characterized, his archetypes and stereotypes, the use of American soft power and the concepts of audiovisual serial narratives. We will use Carl Gustav Jung (2002) and Christopher Vogler (2006) in the study of villainy; Walter Lippman (2008) to address stereotypes; Joseph Nye (2004) regarding soft power; and Arlindo Machado (2000) for defining series and miniseries. The methodology used is the film analysis of the miniseries Chernobyl, having as corpus the plot of the work and scenes presented in its chapters. For the analysis, how the discourse categories were constructed as images of the antagonist of the plot and were constructed as images of the antagonist of the plot. As a conclusion, it was possible to identify who are narratives and stereotypes that dialogue with the stereotypes of villainy in relation to the Russian/Soviet government, corroborating to build and reinforce the image of the enemy in relation to this government. |
Palavras-chave: | Cinema Filme - Curta metragem - Pandemia Filme - Produção Chernobyl (Série) - Narrativas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26792 |
Data do documento: | 20-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Cinema e Audiovisual |
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