Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26797
Tipo: | Dissertação |
Título: | Projeto de letramento: uma proposta de leitura, produção textual e publicação de memórias no Facebook |
Autor(es): | Melquíades, Sidney Washington de Lima |
Primeiro Orientador: | Lucena, Josete Marinho de |
Resumo: | Este estudo está inserido na linha de pesquisa Estrutura e dinâmica da língua em atividades de aprendizagem, com enfoque na leitura e produção textual voltados para o desenvolvimento de um projeto de letramento. O objetivo geral da pesquisa é propor estratégias de ensino, estímulo à leitura e produção textual do gênero memórias, a partir do livro “Morada Nova – História em construção”, utilizando a linguagem como prática social. Os objetivos específicos são: a) inserir na prática de sala de aula de Língua Portuguesa a escrita em ambientes digitais e propor postagens de memórias do nosso lugar em uma página no facebook, como potencial estratégia pedagógica para o ensino de leitura e escrita na escola. b) estimular o interesse pela leitura, e produção textual utilizando a rede social facebook; c) contribuir para a ampliação do conhecimento do educando para agir e interagir de modo crítico em contextos específicos. Para cumprir os objetivos, inicialmente, fizemos um trabalho de revisão bibliográfica propositiva. A metodologia será aplicar em sala de aula oficinas de leitura e produção textual, que aqui chamaremos de eventos de letramento. A pesquisa se justifica porque a nossa prática de sala de aula tem nos mostrado que os alunos têm grandes dificuldades de ler e escrever, que se intensificou com a pandemia da COVID-19, e possibilita a articulação entre um suporte textual em uso pelos alunos, no caso as redes sociais, e a necessidade de se trabalhar os gêneros textuais formais do currículo. Quanto à fundamentação teórica, amparamo-nos em Antunes (2003), Marcuschi (2001 e 2011), abordando temas como fala e escrita, gêneros textuais, compreensão textual e produção de sentidos; Barton e Lee (2015), que focam nas implicações que o mundo online tem para o estudo da linguagem; Nóvoa (2022) abordando letramento digital, Kleiman (1995) e Rolin-Moura (2017), que abordam o tema letramentos; Martins (1994) e Solé (1998) no que se refere à leitura. O trabalho defende a hipótese de que um projeto de letramento pode estimular a leitura, produção textual e o ensino da língua portuguesa em si junto a alunos do ensino fundamental II. Como consideração final, entendemos que, para além dos benefícios metodológicos que as aplicações dos eventos de leitura aqui propostos podem trazer tanto para as práticas pedagógicas de professores, quanto para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, e por consequência no desempenho dos alunos; os eventos de letramento promovem uma ampliação do sentido das aulas de língua portuguesa. Os conteúdos ali trabalhados deixam de parecer algo descolado da realidade prática, e passam a ser entendidos como um momento de aquisição de saberes e fazeres que irão fazer com que o aluno leia, interprete e produza melhor os textos que precisa e deseja no suporte virtual; ou seja, a aula de português faz com que o aluno efetivamente se comunique melhor em seu meio comunicacional. |
Abstract: | This study is inserted in the research line Structure and dynamics of language in learning activities, focusing on reading and textual production aimed at the development of a literacy project. The general objective of the research is to propose teaching strategies, to stimulate reading and text production of the genre memoir, based on the book "Morada Nova - História em construção", using language as a social practice. The specific objectives are: a) to insert in the Portuguese Language classroom practice the writing in digital environments and propose posts of memories of our place in a facebook page, as a potential pedagogical strategy for teaching reading and writing in school. b) to stimulate the interest for reading and textual production using the social network facebook; c) to contribute to the expansion of the learner's knowledge to act and interact critically in specific contexts. To accomplish these objectives, we initially conducted a propositional bibliographic review. The methodology will be to apply in the classroom reading and text production workshops, which we will call literacy events. The research is justified because our classroom practice has shown us that students have great difficulties in reading and writing, which intensified with the COVID-19 pandemic. As for the theoretical basis, we rely on Antunes (2003), Marcuschi (2001 and 2011), addressing issues such as speech and writing, textual genres, textual comprehension and sense-making; Barton and Lee (2015), who focus on the implications that the online world has for the study of language; Nóvoa (2022) addressing digital literacy, Kleiman (1995) and Rolin-Moura (2017), who address the subject of literacies; Martins (1994) and Solé (1998) regarding reading. The paper defends the hypothesis that a literacy project can stimulate reading, textual production, and the teaching of the Portuguese language itself with elementary school II students. As a final consideration, we understand that, besides the methodological benefits that the reading events proposed here can bring to the pedagogical practices of teachers, to the teaching and learning of reading and writing, and consequently to the performance of students, the literacy events promote an expansion of the meaning of the Portuguese language classes. The contents worked there no longer seem something detached from practical reality, and are now understood as a moment of acquisition of knowledge and actions that will make the student better read, interpret and produce the texts he needs and wants in the virtual support; that is, the Portuguese class makes the student effectively communicate better in his communicational environment. |
Palavras-chave: | Linguística - Ensino Língua portuguesa Leitura - Produção textual Linguistics - Teaching Portuguese language Reading - Textual production |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística e ensino |
Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26797 |
Data do documento: | 24-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SidneyWashingtonDeLimaMelquiades_Dissert.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons