Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2684
metadata.dc.type: TCC
Title: O professor pesquisador na educação básica: Sonho ou realidade?
metadata.dc.creator: Ferreira, Kaliandra Ingrid do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Josete Marinho de
metadata.dc.description.resumo: Embora as universidades sejam voltadas para a formação de professores pesquisadores e reflexivos em que a pesquisa seja reconhecida como uma atividade fundamental, percebe-se ainda que esse assunto gera muita polêmica. Além dessa formação precisar acontecer nas licenciaturas, a formação do professor pesquisador também tem acontecido, nos cursos strictu e lato-senso. Neste sentido, busca-se investigar quais seriam as concepções e práticas dos professores licenciados e mestres que atuam na docência em escolas de educação básica no estado da Paraíba. Inicia-se a pesquisa deste trabalho historizando como se deu a formação docente no Brasil. Logo após, procura-se entender como os saberes docentes estão intimamente ligados ao trabalho do professor e como a pesquisa docente pode auxiliar na formação da nova educação presentes na modernidade. Para a realização deste trabalho foi elaborado e aplicado um questionário semidirigido composto por 4 perguntas abertas, com nove professores, dois com graduação e sete com mestrado. Quanto à concepção dos professores, foram analisadas quatro questões: 1a Qual seria a concepção de um professor pesquisador; 2a Se ele considera-se um professor pesquisador; 3a Se a sua atuação como professor dentro da sala de aula apresenta indicadores que o caracterizam como um professor pesquisador e quais são esses indicadores 4a Se o mestrado contribuiu para a sua formação como professor pesquisador. Este estudo permitiu analisar que na educação básica há uma grande necessidade na formação de professores capacitados como pesquisadores dentro e fora da sala de aula. Portanto, muitas vezes não se discute a trajetória de formação dos professores, as condições de trabalho e de carreira e os recursos financeiros e de infraestrutura necessários para o professor conseguir realizar pesquisas nas escolas.
Abstract: Although the universities are geared for teacher training researchers and reflective in that researchers is recognized as a fundamental activity, realizes that this subject generates a lot of controversy. I addition to this training needs to happen in undergraduate courses, the training of the researcher also has happened, in the curse strictu and broad-sense. In this sense, we seek to investigate what would the conceptions and practices of teachers graduates and teachers who work in teaching in school of basic education in the state of Paraíba. Starts the search of this work showing how did teacher training in Brazil. Soon after, it seek to understand how the knowledge teacher are closely related to the research faculty con assist in the formation of the new education present in modernity. For the accomplishment of this task was developed and applied a questionnaire composed of four open questions with nine teachers, two with graduation and seven; first which would be the design of a research professor; second if it considers it self a research professor; third whether his activity as a teacher within the classroom presents indicator that characterize it as a teacher research and what are these indicator; fourth if the masters contributed to its formation as teacher researcher. This study allowed us to examine that in basic education there is a great need in training teacher trained as researcher within and outside the classroom. Therefore, the trajectory of teacher training, the working and career conditions, and the financial and infrastructure resources necessary for the teacher to conduct research in schools are often not discussed.
Keywords: Professores pesquisadores
Educação básica
Professores licenciados e mestres
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2684
Issue Date: 30-Jan-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KINF11042017.pdf566,92 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons