Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2685
metadata.dc.type: TCC
Title: A construção da autonomia infantil na percepção de professores dos creis: um olhar psicopedagógico
metadata.dc.creator: Jesus, Gessica Geovanna Lima de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pires, Thereza Sophia Jácome
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Geovaní Soares de
metadata.dc.description.resumo: A educação infantil é importante e indispensável para a sociedade, uma vez que, vem oferecendo condições de aprendizagem visando todo o desenvolvimento global da criança. A construção da autonomia torna-se imprescindível nas práticas educacionais das instituições de ensino infantil, pois é através dela que a criança desenvolve uma imagem positiva de si, e passa a atuar de forma independente. Com isso, o presente trabalho visa conhecer a percepção dos professores dos CREIs, no que tange a importância da construção da autonomia infantil, onde contou com a participação de 6 (seis) professores do ensino infantil de 1 (um) CREI da rede pública, na cidade de João Pessoa-PB. Foram aplicados dois questionário, constando questões para os dados sociodemograficos e roteiro de entrevista estruturada na qual foram construídas quatro perguntas específicas sobre o tema a partir do referencial selecionado. Portanto, os resultados obtidos através dos questionários respondidos pelos professores dos CREIs, mostraram que os mesmos apresentam conhecimento regular acerca da importância da construção da autonomia infantil. Nesta situação, o olhar psicopedagógico torna-se substancial em todo o processo, desde a instituição até a formação do sujeito.
Abstract: Early childhood education is important and indispensable to society as has been providing learning conditions aimed at all the overall development of the child. The construction of autonomy becomes essential in the educational practices of children's educational institutions; it is through autonomy that children develop a positive image of themselves, acting independently. Thus, this study aims to know the perception of the CREIS teachers about the importance of building the children's autonomy, which included the participation of six (6) of kindergarten teachers, one (1) public network CREI in the city João Pessoa-PB. Two questionnaires were applied, including questions for sociodemographic data and a structured interview script, in which four specific questions about the subject were constructed based on the selected framework. Therefore, from the applied questionnaires and we came up to results, where all teachers had regular knowledge about the importance of building the children's autonomy. In this situation, the psychopedagogical look becomes substantial throughout the process, from the institution to the formation of the subject
Keywords: Educação infantil
Psicopedagogia
Percepção dos professores
Child education
Perception of teachers
Psychopedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2685
Issue Date: 4-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GGLJ30102017.pdf389,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.