Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26902
Tipo: TCC
Título: O plástico que virou comida: uma sequência didática utilizando estudo de caso para o ensino de química
Autor(es): Silva, Giovani Luiz da
Primeiro Orientador: Braga, Claudia de Figueiredo
Resumo: O caso intitulado “o plástico que virou comida” tem como abordagem sociocientífica os impactos ambientais causados pelo lixo plástico nos mares e sua consequência à saúde humana. A sequência didática que envolve Estudo de Caso foi desenvolvida a partir de narrativas, com situações-problemas vivenciadas pela sociedade, tendo como soluções conhecimentos sociocientíficos, promovendo a correlação dos fatos do cotidiano com os conteúdos de química aprendidos em sala de aula. Esta sequência didática foi aplicada em 3 turmas do terceiro ano do ensino médio, com a participação de cerca de 50 alunos da escola ECIT no município de João Pessoa-PB. Para elaboração foi realizada as etapas de concepção do caso, planejamento de aulas, elaboração de atividades, execução e avaliação e teve como objetivo propor e aplicar uma sequência didática para o ensino de polímeros, a partir de um estudo de caso atrelado a problemas ambientais causados pelo microplástico. As atividades transcorreram em cinco encontros e ao longo das intervenções na escola, notou-se maior engajamento e participação dos alunos e comentários positivos pelos Professores, o que nos leva a refletir sobre a força da metodologia empregada, além de fornecer vivências significativas para o docente em formação.
Abstract: The case entitled “the plastic that became food” has as a socio-scientific approach the environmental impacts caused by plastic waste in the seas and its consequences for human health. The didactic sequence that involves a case study was developed from narratives, with problem situations experienced by society, having as solutions the students' socio-scientific knowledge, which promoted the correlation of everyday facts with the chemistry content learned in classroom. This didactic sequence was applied in 3 classes of the third year of high school, with the participation of about 50 students from the ECIT school in the city of João Pessoa-PB. For elaboration, the stages of case conception, lesson planning, activity elaboration, execution and evaluation were carried out, with the objective of proposing and applying a Didactic Sequence that involves a Case Study for teaching polymers linked to environmental problems caused by microplastics. The activities took place in five meetings and throughout the interventions at the school, there was a greater engagement and participation of the students and positive comments by the Teachers, which leads us to reflect on the strength of the methodology employed, in addition to providing meaningful experiences for the teacher training.
Palavras-chave: Ensino de química
Sequência didática
Estudo de caso - Microplásticos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26902
Data do documento: 8-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLS10052023 .pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.