Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26905
Tipo: Dissertação
Título: Memórias e esquecimentos n'arquitetura da natureza
Autor(es): Araújo, Allyne Eloy
Primeiro Orientador: Pessoa, Alberto Ricardo
Resumo: A presente dissertação surgiu a partir do estudo dos processos criativos em fotografia de minha autoria, os quais abordam temas relacionados ao conceito de ruína, e que serão expostos e analisados sob um viés poético. Para tal, foi utilizado o método da Pesquisa em Artes, em paralelo à Fenomenologia e à Crítica de Processos, tendo como intuito observar as fotografias selecionadas, criando certa correlação com pensadores que estudaram temas que envolvem seu processo criativo. Dentre os temas, destacam-se os duplos: lembrança/esquecimento; passado/presente; morte/vida. A pesquisa é dividida em três capítulos. No primeiro, uma ponte entre a concepção das fotografias ora expostas e os pensamentos referentes à memória de autores como Bergson (1999), Bachelard (1993), Benjamin (2000), entre outros, foi criada a fim de elucidar ideias que permearam seus processos de criação. O segundo, baseado nos escritos de Benjamin sobre as cidades e seus rastros, abrange o conceito de ruína, associando-o às fotografias produzidas antes e durante a pesquisa. Por fim, no terceiro capítulo, apresento um ensaio fotográfico produzido a fim de retratar os escombros observados durante o processo de escrita da dissertação.
Abstract: The following dissertation arose from the studies of my own creative processes in photography. Those studies are related to the idea of ruins, and will be presented and analyzed under a poetic view. With that in mind, the method of art research was used in parallel to the phenomenology and the theory of creation processes, aiming to observe the selected photografies, creating an interconnection with authors who have studied themes that involve their creation. Among the mentioned themes, the following dualities stand out: memory/oblivion; past/present; death/life. The dissertation was divided in three chapters. In the first, a bridge between the conception of the photografies here exposed and the thoughts about memory of authors such as Bergson (1999), Bachelard (1993), Benjamin (2000), and others, was built in order to elucidate the ideas that permeated their creative processes. The second one, based on Benjamin’s essays about cities and their traces, comprises the ruin concept, associating it to the photografies produced before and during this study. Lastly, in the third chapter, I show a photographic essay that was made to portray the rubbles observed during the time this work was being written.
Palavras-chave: Fotografia documentária
Memória
Ruína
Fotografia contemporânea
Memory
Ruin
Contemporary photography
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26905
Data do documento: 31-Ago-2021
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AllyneEloyAraujo_Dissert.pdf37,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons