Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26928
Tipo: TCC
Título: Nomeação seriada rápida em escolares com e sem queixas de problemas de leitura
Autor(es): Assis, Gabrielle Cordeiro Rocha de
Primeiro Orientador: Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral analisar o desempenho intragrupo e entre grupos em tarefas de nomeação seriada rápida (cores, figuras, letras, dígitos, palavras e não-palavras) em crianças com e sem queixas de dificuldade de leitura. Especificamente, o presente estudo investigou a variabilidade do desempenho nas tarefas de nomeação seriada rápida em crianças de 5º ano com dificuldades de leitura, comparando-o ao de crianças de mesma idade, mas competentes em leitura (5º ano), e ao de crianças mais jovens (2º ano), com mesmo desempenho em leitura do que o das crianças com dificuldades. Visando cumprir com os objetivos propostos a amostra constitui-se de 3 grupos (5° ano com e sem dificuldades de leitura e 2° ano sem dificuldades de leitura), com idades entre 7 e 14 anos, oriundas de escolas públicas de João Pessoa-PB, para divisão dos grupos foi utilizado o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), para análise da velocidade do processamento visual foram utilizadas as tarefas de nomeação seriada rápida do Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), versão papel e lápis. Os resultados revelaram diferenças significativas entre os grupos de 5° ano com e sem dificuldades de leitura nas tarefas de NSR de letras visuais, letras fonológicas e não palavras. Verificou-se também que não houve diferenças nas tarefas de NSR de figuras dissílabas letras visuais entre os grupos de 5° ano com dificuldades e 2° ano sem dificuldades em leitura. Aponta se as tarefas de NSR de letras visuais, letras fonológicas e não palavras como eficazes para análise de crianças com dificuldades de leitura. As hipóteses levantadas a partir dos resultados obtidos revelam a necessidade de novas investigações com análises preditivas de nomeação seriada rápida.
Abstract: The present study had as general objective analyze the performance intragroup and between groups of tasks in rapid serial naming (colors, figures, letters, digits, words and non-words) in children with and without complaints of difficulty reading. Specifically, this study investigated the variability of performance on tasks of rapid serial naming in children 5 th grade reading difficulties, compared to that of children of similar age, but competent in reading (5th year), and to the younger children young (2nd year), with the same performance in reading than children with difficulties. To comply with the proposed objectives the sample consisted of 3 groups (5th year with and without reading difficulties and 2nd year without reading), aged between 7 and 14 years, coming from public schools in João Pessoa-PB for splitting the groups we used the Competency Test reading words and pseudo words (TCLPP) to analyze the speed of visual processing we used the rapid serial naming tasks Test predictors of Reading Skills (THPL), paper version and pencils. The results revealed significant differences between the groups 5th year with and without reading difficulties on tasks of visual NSR letters, letters phonological and not words. It was also found that there were no differences in the tasks of NSR figures visual syllable letters between groups of 5th year with difficulties and 2nd year without reading difficulties. Points up the tasks of visual NSR letters, letters phonological words and not as effective for analysis of children with reading difficulties. The hypotheses from the results obtained show the need for further research with predictive analytics fast nomination.
Palavras-chave: Dificuldades de leitura
Leitura
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26928
Data do documento: 12-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCRA11052023.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons