Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26931
Tipo: TCC
Título: Síndrome de alienação parental: precursor de dificuldades de aprendizagem
Autor(es): Paterra, Marcos Tadeu Garcia
Primeiro Orientador: Oliveira, Márcia Paiva de
Resumo: Esse TCC do curso de Bacharelado em Psicopedagogia foi elaborado com a intenção de refletir acerca da Alienação Parental em crianças filhas de pais separados, observando-se a dificuldade de aprendizagem decorrente desse problema, verificando esse fenômeno à luz da Psicopedagogia. Pretende-se ser esse um instrumento norteador para a pesquisa da SAP na perspectiva psicopedagógica. É fato que esse fenômeno de pesquisa, a Síndrome de Alienação Parental (SAP) que vem se tornando muito comum entre as crianças filhas de pais separados e em situação de litígio. Fatores como desordens sociais, desestruturação financeira podem gerar cargas emocionais tão fortes que os genitores se esquecem facilmente que as crianças são crianças e não devem entrar nos conflitos dos adultos. Nessas condições, essa criança pode facilmente passar do status de sujeito ao de objeto. E é aí que se encontra o terreno fértil da alienação parental. Este fenômeno que vem sendo pesquisado por muitos estudiosos, e que ganha enfoque com a aprovação da Lei 12.318 de 2010 que a regulamenta, traz consigo com clareza o real significado desta síndrome. O estudo tem como hipótese que a SAP é uma questão social sendo de grande relevância abrir discussões sobre os danos causados nas vítimas, como forma de prevenir e alertar a população sobre as repercussões dessa violência doméstica na vida do sujeito. Sobre esse prisma esse estudo se propõe a diminuir as duvidas que cercam a problemática no contexto das dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela SAP, tendo como objetivo identificar, analisar e idealizar estratégias de intervenção psicopedagógica para o uso junto às crianças e adolescentes acometidos pela síndrome já mencionada.
Abstract: This TCC course Bachelor of Psychology was prepared with the intention of reflecting on Parental Alienation in children of divorced parents, noting the difficulty of learning resulting from this problem by checking this phenomenon in the light of Educational Psychology. It is intended that this is a guiding tool for research in the SAP pedagogical perspective. It is a fact that this phenomenon research, the Parental Alienation Syndrome (SAP) that is becoming very common among children of divorced parents and in case of a dispute. Factors such as social unrest, financial disruption can generate such strong emotional burdens that parents easily forget that children are children and should not enter the conflict of adults. Under these conditions, the child can easily pass the status of subject to object. And therein lies the fertile ground of parental alienation. This phenomenon has been studied by many scholars, and focus to win the approval of Law 12,318 of 2010 that regulates it brings clarity to the real meaning of this syndrome. The study's hypothesis that SAP is a social issue is of great relevance to open discussions about the damage caused to the victims, in order to prevent and alert the public about the implications of such domestic violence in the life of the subject. About this perspective this study aims to lessen the doubts that surround the issue in the context of the learning difficulties caused by SAP, aiming to identify, analyze and devise strategies for pedagogical intervention for use among children and adolescents with this syndrome aforementioned.
Palavras-chave: Alienação parental
Dificuldade de aprendizagem
Intervenção psicopedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26931
Data do documento: 5-Set-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MTGP11052023.pdf812,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons