Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26976
Tipo: | TCC |
Título: | Contextualização e experimentação na síntese do biodiesel: uma abordagem para o ensino de cinética química |
Autor(es): | Silva, Matheus Barbosa da |
Primeiro Orientador: | Moreira, Dayse das Neves |
Resumo: | O presente trabalho foi um estudo de caráter qualitativo com o objetivo de explorar o impacto da atividade experimental no ensino-aprendizagem dos alunos, desenvolvida em quatro aulas, que foram estruturadas seguindo uma sequência didática, sendo ela dividida em quatro etapas, problematização acerca dos combustíveis fósseis, contextualização da problematização com o tema "Catalisadores”, atividade experimental que consiste na produção de biodiesel para demonstração prática do efeito de catalisadores, temperatura e colisão sobre uma reação química, além da sondagem do aprendizado, para verificar a eficiência da metodologia empregada no ensino-aprendizagem dos alunos por meio de um questionário qualitativo. O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola estadual da rede pública da Paraíba, localizada no bairro Pedro Gondim, na cidade de João Pessoa, tendo como participantes 45 estudantes de duas turmas do 2° ano do Ensino Médio (EM), ambas do turno da manhã. Executada as etapas verificou-se um impacto positivo na aprendizagem dos alunos, ou seja, uma significação dos conteúdos aprendidos na sala de aula na estrutura cognitiva dos estudantes, além de uma necessidade de aulas práticas para os alunos da escola onde foi desenvolvida o estudo. |
Abstract: | The present work was a qualitative study with the objective of exploring the impact of the experimental activity in the teaching-learning of students, developed in four classes, which were structured following a didactic sequence, being it divided into four steps, problematization about fossil fuels, contextualization of the problematization with the theme "Catalysts", experimental activity consisting in the production of biodiesel for practical demonstration of the effect of catalysts, temperature and collision on a chemical reaction, in addition to the survey of learning, to verify the efficiency of the methodology employed in the teaching-learning of students through a qualitative questionnaire. The present work was developed in a public state school of Paraíba, located in the neighborhood of Pedro Gondim, in the city of João Pessoa, having as participants 45 students from two classes of the 2nd year of high school, both in the morning shift. After the execution of the steps, a positive impact on student learning was verified, that is, a significance of the contents learned in the classroom in the students' cognitive structure, in addition to a need for practical classes for the students of the school where the study was developed. |
Palavras-chave: | Catálise Transesterificação Cinética química Biodiesel Sequência didática Química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26976 |
Data do documento: | 27-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MBS17052023.pdf | 3,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.