Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26978| Tipo: | TCC |
| Título: | Ensino virtual e pandemia: desafios enfrentados pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFPB |
| Autor(es): | Ferreira, Francisco Jackson |
| Primeiro Orientador: | Araújo, Valdineide dos Santos |
| Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo compreender os desafios enfrentadas pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFPB – Campus I, na relação ensino aprendizagem nos períodos cursados de forma virtual durante a pandemia de COVID- 19. Para alcançar o objetivo pretendido, recorreu-se a uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, baseando se em estudos realizados anteriormente relacionados a este tema. A coleta de dados realizou-se por meio de um questionário on-line, enviado por meio eletrônico (via e- mail e WhatsApp), aplicado aos discentes com vínculo ativo do curso de Ciências Contábeis da UFPB, recebendo ao todo 115 respostas. Através dos dados obtidos, foi possível observar que a maior parte da amostra teve dificuldades de adaptação às aulas remotas, tendo em vista que uma pequena parcela havia tido contato com aulas virtuais/EaD antes da pandemia de Covid-19. Embora a modalidade de aulas remotas apresentasse restrições, as metodologias ativas foram importantes aliadas para garantir um ensino-aprendizagem de qualidade e fizesse com que os estudantes fossem mais participativos e colaborativos na produção do conhecimento, tornassem as aulas mais dinâmicas e desenvolvessem habilidades comportamentais e profissionais. Além disso, através das leituras bibliográficas realizadas, foi possível compreender que, a pandemia de Covid-19 fez com que as pessoas se adaptassem a nova realidade, obrigando-as a se reinventarem e descobrirem novas ferramentas e tecnologias que pudessem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, conclui-se que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas por discentes e docentes, o ensino remoto mostrou-se como um norte e foi indispensável para a continuidade das atividades fora das universidades, num período de incertezas e de caos para a sociedade como um todo. |
| Abstract: | This research aimed to understand the challenges faced by students of the Accounting Sciences course at UFPB - Campus I, in the teaching-learning relationship in periods attended virtually during the COVID-19 pandemic. In order to reach the intended objective, an exploratory and descriptive field research with a quantitative and qualitative approach was used, based on previous studies related to this theme. Data was collected out through an online questionnaire, sent bye mail and WhatsApp, applied to students with an active link in the Accounting Sciences course at UFPB, receiving a total of 115 responses. Through the data obtained, it was possible to observe that most of the sample had difficulties adapting to remote classes, considering that a small portion had had contact with virtual classes/EaD before the Covid-19 pandemic. Although the modality of remote classes had restrictions, active methodologies were important allies to guarantee quality teaching and learning and to make students more participatory and collaborative in the production of knowledge, making classes more dynamic and developing behavioral and professional skills. In addition, through the bibliographical readings carried out, it was possible to understand that the Covid-19 pandemic made people adapt to the new reality, forcing them to reinvent themselves and discover new tools and technologies that could be used on the teaching-learning process. Thus, it is concluded that, despite all the difficulties faced by students and teachers, remote teaching proved to be a guide and was indispensable for the continuity of activities outside universities, in a period of uncertainty and chaos for society as a whole. |
| Palavras-chave: | Ciências contábeis Ensino-aprendizagem Metodologias ativas Ensino remoto Pandemia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26978 |
| Data do documento: | 7-Dez-2022 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FJF19052023.pdf | 587,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
