Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2699
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência do enunciado na produção textual: uma questão de percursos
metadata.dc.creator: Souza, Jessé Felipe de
metadata.dc.contributor.advisor1: Fulaneti, Oriana de Nadai
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar os elementos presentes em propostas de produção textual que influenciam direta e indiretamente no desempenho redacional de alunos de primeiro ano, tendo em vista a importância social atribuída, nos últimos tempos, à etapa da redação do Exame Nacional de Ensino Médio. Tratando-se de um conteúdo que, teoricamente, “testa a consciência cidadã dos alunos”, juntamente aos conhecimentos formais da língua portuguesa, torna-se, cada vez mais, um gênero de alto requisito da sociedade acadêmica, e, assim, um incrível e complexo objeto de estudo linguístico que precisa ser examinado, com cuidado, em vários aspectos. Estes, parcialmente, analisados sob uma perspectiva semiótica greimasiana (por conseguinte, de uma Análise do Discurso com base em Fiorin) – observando os percursos gerativos de sentido (temáticos e figurativos). Através de tais artifícios teóricos e de análises diversas, chegou-se à conclusão de que uma “simples” diferenciação no enunciado é capaz de contribuir para, ou de, claramente, dificultar a apreensão da temática central e de suas relações com textos motivadores, numa proposta de “redação estilo Enem”. Deste modo, repercutindo na qualidade das produções textuais de alunos de primeiro ano do ensino médio.
Abstract: The purpose of this Course Completion Work is to analyze the elements present in textual production proposals that directly influence and indirectly in the first-year students' the social importance attributed, in recent times, to the writing stage of the exam national High School. Being a content that theoretically "tests the citizen awareness ", together with the formal knowledge of the language portuguese society, it is increasingly a genre of high society requirement academic, and thus an incredible and complex object of linguistic study that needs be examined carefully in several respects. These partially analyzed under a greimasian semiotic perspective (hence, an Analysis of the Discourse based on Fiorin) - observing the generative pathways of meaning (Thematic and figurative). Through such theoretical artifices and diverse analyzes, concluded that a "simple" differentiation in the statement is capable of contribute to or clearly hamper the apprehension of the central theme and of its relations with motivational texts, in a proposal of "Enem style writing". of this way, impacting on the quality of the textual productions of freshmen from high school.
Keywords: Semiótica
Produção textual
Gênero discursivo
Proposta temática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2699
Issue Date: 10-Jan-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JFS24012017.pdf8,53 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons