Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2700
metadata.dc.type: TCC
Title: Afetividade e processos de aprendizagem: uma perspectiva psicopedagógica institucional
metadata.dc.creator: Santos, Jucyelle Barbosa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Sandra Cristina Moraes de
metadata.dc.description.resumo: O estudo teve como foco verificar como o psicopedagogo pode intervir nos vínculos afetivos educador/educando de forma a contribuir para uma melhor interação em sala de aula e, consequentemente, com a aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma pesquisa-ação, caracterizada quanto os objetivos como descritiva e exploratória, realizada através da observação direta intensiva, cujo registro foi concretizado por meio de um roteiro de observação e anotações em diário de bordo. Participaram da pesquisa 25 alunos do turno da manhã, do 5o ano do Ensino Fundamental, com idades que variaram de 12 a 14 anos. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, a luz de contribuições teóricas que fundamentaram o estudo/prática. Com os resultados encontrados, verificamos que a atuação psicopedagógica na instituição escolar contribuiu de forma positiva para amenizar a falta de aproximação, respeito, carinho, empatia entre aluno-professor, proporcionando o fortalecimento das relações entre os aprendentes e docente. Verificamos que o psicopedagogo utilizou métodos e técnicas próprias da Psicopedagogia, fez uso do lúdico como ferramentas de intervenção nos processos de aproximação dos sujeitos do processo educativo, bem como na estimulação da aprendizagem. A partir desse estudo esperamos contribuir para a vertente institucional da Psicopedagogia, assim como para áreas afins, além de abrir caminhos para que outros pesquisadores aprofundarem o estudo nessa temática.
Abstract: This study aimed to verify how the educational psychologist may intervene in affective bonds educator / student to contribute to a better interaction in the classroom. This is an action research, characterized as the objectives as descriptive and exploratory, conducted through intensive direct observation, whose record was achieved through a script observation and notes in the logbook. The participants were 25 students in the morning shift of the 5th grade of elementary school with ages ranging from 12 to 14 years. Data collection was qualitatively analyzed the light of theoretical contributions that supported the study / practice. To the results it was found that psychoeducational activities in schools, contributed positively to mitigate the lack of approach, respect, affection, empathy, and others among student-teacher, providing the strengthening of relations among learners. Thus, it was evident that the educational psychologist uses proprietary methods and techniques, and be an interdisciplinary science, makes use of the play as an intervention tool in learning processes, contributing potentiating way to the student-teacher relationships. From this study is also expected to contribute to the institutional aspect of Psychology, as well as related fields. Because, positive contribution of consciousness to have this research and have opened paths in some way to other professional researchers of education.
Keywords: Afetividade
Atuação psicopedagógica
Aprendizagem
Affection
Psychopedagogic
Performance
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2700
Issue Date: 23-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JBS24112016.pdf810,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.