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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27009
Tipo: | Tese |
Título: | Pseudomemórias: entre a força infomemorial de Mnemosyne e as águas do Lethe no período pandêmico da Covid-19 |
Autor(es): | Oliveira, Tassyara Onofre de |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Bernardina Maria Juvenal Freire de |
Resumo: | A informação pode determinar a continuidade ou a descontinuidade das atividades de uma organização, de um Estado ou de um povo. Na sociedade em rede, o poder da ciência foi posto à prova pelas fake news e, enquanto o vírus circula pelo mundo físico, outras ameaças no mundo virtual praticam a desinformação. O objetivo desta pesquisa foi de analisar como as fake news interferem no movimento cíclico de construção da memória individual e coletiva e na emergência das pseudomemórias. Para isso, buscamos apresentar uma abordagem sobre as fake news, sua historicidade e os principais usos no contexto da sociedade em rede; caracterizar a relação entre elas e as memórias individuais e coletivas; investigar como propiciam o ciclo da desinformação e a construção de pseudomemórias; analisar as estratégias de desinformação praticadas durante a pandemia de covid-19 e como têm potencial para interferir no campo da memória. No percurso metodológico, adotamos a pesquisa documental durante toda a escrita, sob a perspectiva dos critérios taxonômicos do historiador Júlio Aróstegui, no livro ‘A Pesquisa Histórica’ (2006), em combinação com o método do paradigma indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1990). Por fim, analisamos casos concretos ocorridos no período de 2020 a 2022, decurso da pandemia do covid-19, com o propósito de compreender como as fake news se convertem em pseudomemórias. |
Abstract: | The information can determine the continuity or discontinuity of the
activities of an organization, a State or a people. In the network society,
the power of science has been put to the test by fake news and, while the
virus circulates in the physical world, other threats in the virtual world
practice misinformation. The objective of this research was to analyze
how fake news interfere in the cyclic movement of construction of
individual and collective memory and in the emergence of pseudomemories.
For this, we seek to present an approach on fake news, its
historicity and the main uses in the context of the network society;
characterize the relationship between them and individual and collective
memories; investigate how they facilitate the cycle of disinformation and
the construction of pseudo-memories; to analyze the disinformation
strategies practiced during the covid-19 pandemic and how they have
the potential to interfere in the field of memory. In the methodological
path, we adopted documental research throughout the writing, from the
perspective of the taxonomic criteria of the historian Júlio Aróstegui, in
the book.“Historical Research” (2006), in combination with the
evidentiary paradigm method proposed by Carlo Ginzburg (1990).
Finally, we analyze concrete cases that occurred in the period from 2020
to 2022, during the covid-19 pandemic, with the purpose of
understanding how fake news becomes pseudo-memories. RÉSUMÉ. L'information peut déterminer la continuité ou la discontinuité des activités d'une organisation, d'un État ou d'un peuple. Dans la société en réseau, le pouvoir de la science a été mis à l'épreuve par les fake news et, tandis que le virus circule dans le monde physique, d'autres menaces dans le monde virtuel pratiquent la désinformation. L'objectif de cette recherche était d'analyser comment les fake news interfèrent dans le mouvement cyclique de construction de la mémoire individuelle et collective et dans l'émergence de pseudo-mémoires. Pour cela, nous cherchons à présenter une approche sur les fake news, son historicité et les principaux usages dans le contexte de la société en réseau ; caractériser la relation entre eux et les mémoires individuelles et collectives ; enquêter sur la manière dont ils facilitent le cycle de la désinformation et la construction de pseudo-mémoires ; analyser les stratégies de désinformation pratiquées pendant la pandémie de covid- 19 et comment elles ont le potentiel d'interférer dans le domaine de la mémoire. Dans le chemin méthodologique, nous avons adopté la recherche documentaire tout au long de l'écriture, du point de vue des critères taxonomiques de l'historien Júlio Aróstegui, dans le livre Recherche historique' (2006), en combinaison avec la méthode du paradigme probatoire proposée par Carlo Ginzburg ( 1990). Enfin, nous analysons des cas concrets survenus dans la période de 2020 à 2022, lors de la pandémie de covid-19, dans le but de comprendre comment les fake news deviennent des pseudo-souvenirs. |
Palavras-chave: | Memória - Informação - Covid-19 Memórias individuais Memórias coletivas Pseudomemórias Fake news - Desinformação Covid-19 - Fake news Pandemia Memory - Information - Covid-19 Individual memories Collective memories Pseudomemories Fake news - Disinformation Pandemic Mémoire Pseudo-mémoires Fausses nouvelles Pandémie |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27009 |
Data do documento: | 30-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
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