Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27058
Tipo: Tese
Título: Volta ao mundo com livros paradidáticos: avaliação construtiva da aprendizagem a partir das instalações geográficas
Autor(es): Silva, Izabel Cristina da
Primeiro Orientador: Ribeiro, Emerson
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender como os livros paradidáticos do gênero narrativo, atrelados à avaliação construtiva da aprendizagem, que se desenvolve a partir da metodologia da instalação geográfica, podem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 6º ano A, da Escola Municipal Arthéphio Bezerra da Cunha, localizada no município de Serra Negra do Norte/RN, no ano de 2021. O trabalho de campo foi desenvolvido no contexto da pandemia ocasionada pelo Covid-19. Iniciamos com aulas online, depois de maneira presencial. Primeiramente traçamos um perfil dos alunos, os quais apresentavam déficit na leitura e escrita, assim, optamos por trabalhar com livros paradidáticos do gênero narrativo, devido ao seu caráter lúdico possibilitar a seleção de uma linguagem e escrita adequada ao perfil dos alunos. Com base nesses livros desenvolvemos estratégias metodológicas, que partiram do princípio da dialogicidade e do questionamento. Os temas e conteúdos da Geografia definimos segundo a realidade dos educandos. Ao final de cada bimestre, optamos por realizar uma avaliação construtiva da aprendizagem com a metodologia da instalação geográfica, momento em que os alunos materializaram, a partir de signos e símbolos, o que aprenderam. Essa avaliação, em conjunto com os livros paradidáticos e as metodologias desenvolvidas, potencializaram a leitura e escrita, permitiram que os alunos compreendessem que a Geografia faz parte da vida deles, além de aprenderem a questionar, algo tão necessário para a formação do sujeito crítico.
Abstract: This research aims to comprehend how narrative genre paradicdatic books, paired with a constructive evaluation of the learning process, based on the methodology of geographical installation, can contribute to the teaching and learning process of students in the 6th grande of the Municipal School Arthéphio Bezerra da Cunha, based in the town of Serra Negra do Norte/RN, in 2021. The fieldwork was developed midst the pandemic caused by COVID-19. We started with remote classes and, later on, in-class courses. Firstly, we profiled the students, which in this case showed reading and writing deficits. Therefore, we chose to consider paradidactic books of the narrative genre, due to their ludic nature. They allowed the selection of appropriate language and writing adequate to the students’ profile. Based on these books, we developed methodological strategies, assuming the principle of dialogicity and questioning. The themes and contents of Geography are defined according to the reality of the students. At the end of each two-month period, we chose to carry out a constructive assessment of the learning process using geographic installation methodology, at which time students materialize, using sign and symbols what they learned during the defined period. This assessment, along with the textbooks and methodologies used here, improved reading and writing and provided students to understand that Geography is part of their lives, in addition to learning to question something is so necessary for the formation of the critical subject.
Palavras-chave: Geografia - Ensino
Geografia - Livro paradidático
Instalação geográfica
Geography - Teaching
Geografia - Paradidactic book
Geographical installation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27058
Data do documento: 5-Out-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IzabelCristinaDaSilva_Tese.pdf10,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons