Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27090
Tipo: Dissertação
Título: Escola de referência em ensino médio: uma análise de impacto do programa de ensino integral em Pernambuco
Autor(es): Silva, Rony Ramos Cavalcanti da
Primeiro Orientador: Souza, Wallace Patrick Santos de Farias
Resumo: A política de ensino integral tem sido implementada em diversas regiões do mundo. O objetivo principal é ampliar a jornada de aula para que os alunos estejam mais expostos às atividades escolares, de modo que possam melhorar o desempenho acadêmico. Este trabalho pretende estimar o efeito do programa de escola integral em Pernambuco sobre o desempenho dessas escolas no Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, e sobre as taxas de rendimentos das escolas (reprovação e abandono escolar). Para isso, é utilizado um modelo de diferenças em diferenças com múltiplos períodos, proposto por Callaway e Sant’Anna (2020), por se tratar de um programa implantado gradativamente e, uma vez tratada, a escola continua recebendo o tratamento ao longo do período de observação. Os resultados mostram uma redução média em torno de 2 pontos percentuais nas taxas de abando e reprovação; no entanto, apesar de positivo, o efeito do programa sobre o ENEM foi modesto, onde o maior impacto foi de 3,5% em matemática.
Abstract: The policy of integral education has been implemented in several regions of the world. The main objective is to extend the school day so that students are more exposed to school activities, in order to improve their academic performance. This paper aims to estimate the effect of the comprehensive school program in Pernambuco on the performance of these schools in the National High School Exam, ENEM, and on school performance rates (failure and dropout). For this, a difference-in-differences model with multiple periods is used, proposed by Callaway and Sant'Anna (2020), because it is a gradually implemented program and, once treated, the school continues to receive the treatment throughout the observation period. The results show an average reduction of around 2 percentage points in the dropout and failure rates; however, despite being positive, the effect of the program on the ENEM was modest, where the greatest impact was 3.5% in mathematics.
Palavras-chave: Ensino integral
Múltiplos períodos
Integral education
Multiple periods
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso embargado
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27090
Data do documento: 29-Abr-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RonyRamosCavalcantiDaSilva_Dissert.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RonyRamosCavalcantiDaSilva_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons