Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27137
Tipo: Dissertação
Título: Pedagogia da branquitude: o branco-discurso hegemônico nos artefatos midiáticos
Autor(es): Julio, Michele Távora
Primeiro Orientador: Lucena, Ricardo de Figueiredo
Primeiro Coorientador: Passos, Ana Helena Ithamar
Resumo: A branquitude, enquanto identidades raciais dos (as) brancos (as), com suas implicações subjetivas e concretas, atua como reprodutora e reforça o racismo e a discriminação contra as pessoas negras. Uma das características da branquitude é sua falsa neutralidade racial, que contribui para uma falsa cegueira em relação às desigualdades raciais no Brasil, portanto, conhecer as diferentes dimensões de seus privilégios é fundamental. O branco-discurso, objeto da pesquisa, configura-se como uma das dimensões da branquitude, e é compreendido como uma narrativa hegemônica, pois opera a partir da negação dos grupos não-hegemônicos. Compreendendo o discurso como discursos, produzidos em razão das relações de poder, os discursos circulam através das mídias, com suas múltiplas origens, histórias, localizações, complexidades, e em suma, são intertextuais. Desse modo, por meio da análise cultural, debrucei-me em analisar uma das dimensões da branquitude, o branco-discurso, na atualidade, nos instrumentos da TV e internet, em episódios selecionados de programas televisivos brasileiros expressas nos discursos; publicações de sites e redes sociais; e estudos específicos sobre a apresentadora branca brasileira Xuxa Meneghel, para destacar os efeitos produzidos pela mídia e pela constituição do branco-discurso, como ele opera se tomado como uma pedagogia e quais potencialidades pode trazer para o campo dos Estudos Culturais em interface com os Estudos Críticos da Branquitude, e assim atender o objetivo central desta pesquisa. Os resultados dessa pesquisa apontam que a narrativa hegemônica do branco-discurso produz significados de branquitude que configuram na existência de uma Pedagogia Cultural, que assumo chamar de Pedagogia da Branquitude, como um campo de discussões sobre raça e etnia, evidenciando entrelaçamentos subjetivos com acontecimentos reais, das relações étnico-raciais, visto que, vivendo na contemporaneidade, as pessoas não apenas aprendem em um sistema educativo, mas fazem parte de uma sociedade educativa, cujos processos pedagógicos, artefatos culturais e midiáticos permeiam o cotidiano. Esta potência da Pedagogia da Branquitude atua nas experiências dos sujeitos, em seus modos de ser e estar no mundo, e na forma com que se relacionam, interagem e constroem suas identidades.
Abstract: Whiteness, as white racial identities, with its subjective and concrete implications, acts as a reproducer and reinforces racism and discrimination against black people. One of the characteristics of whiteness is its false racial neutrality, which contributes to a false blindness in relation to racial inequalities in Brazil, therefore, knowing the different dimensions of its privileges is fundamental. The white-discourse, object of the research, configures itself as one of the dimensions of whiteness, and is understood as a hegemonic narrative, as it operates from the denial of non-hegemonic groups. Understanding discourse as discourses, produced due to power relations, discourses circulate through the media, with their multiple origins, histories, locations, complexities, and in short, they are intertextual. Thus, through cultural analysis, I focused on analyzing one of the dimensions of whiteness, the white-discourse, nowadays, in TV and internet instruments, in selected episodes of Brazilian television programs expressed in the speeches; posts from websites and social networks; and specific studies on the white Brazilian presenter Xuxa Meneghel, to highlight the effects produced by the media and the constitution of the white-discourse, how it operates if taken as a pedagogy and what potentialities it can bring to the field of Cultural Studies in interface with Studies Critics of Branquitude, and thus meet the central objective of this research. The results of this research indicate that the hegemonic narrative of white-discourse produces meanings of whiteness that configure the existence of a Cultural Pedagogy, which I assume to call the Pedagogy of Whiteness, as a field for discussions on race and ethnicity, evidencing subjective intertwining with real events , of ethnic-racial relations, since, living in contemporaneity, people not only learn in an educational system, but are part of an educational society, whose pedagogical processes and cultural and media artifacts permeate daily life. This power of the Pedagogy of Whiteness acts on the subjects' experiences, on their ways of being and being in the world, and on the way they relate, interact and build their identities.
Palavras-chave: Racismo
Branquitude
Educação antirracista
Estudos culturais
Pedagogias culturais
Estudos críticos da branquitude
Racism
Whiteness
Anti-racist education
Cultural studies
Cultural pedagogies
Critical studies of whiteness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27137
Data do documento: 20-Set-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MicheleTávoraJulio_Dissert.pdf4,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons