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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27139
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Arlan de Araújo-
dc.date.accessioned2023-06-21T11:31:54Z-
dc.date.available2023-04-10-
dc.date.available2023-06-21T11:31:54Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27139-
dc.description.abstractThe use of concrete filled steel tube (CFST) has been gaining ground as a constructive solution due to the advantages conferred by the joint work of tubular profiles and their concrete core. Structural lightweight concrete can significantly reduce the self-weight of structures due to its lower specific mass. In this context, this work aimed to evaluate the structural behavior of CFST consisting of cold-formed steel profiles and lightweight structural concrete made with lightweight expanded clay aggregate. Initially, the characterization of lightweight concrete and normal specific mass, referential, was carried out by carrying out tests of axial compression, specific mass, tensile strength and static and dynamic modulus of elasticity. The lightweight concrete investigated showed an average compressive strength of 29.55 MPa and 1.510 kg/m3 of apparent specific mass. Then, 43 composite pillars with a rectangular cross-section (127 mm x 100 mm) were fabricated, varying the thickness of the metallic profile in (1.5 mm; 2.0 mm; and 3.0 mm), as well as the length of columns in (381 mm; 635 mm; and 1,270 mm), all filled with lightweight structural concrete. The 43 prototypes were tested under axial compression, seeking to evaluate the influence of local and global slenderness parameters, column failure mode and comparison of their resistant capacities to the normative predictions of NBR 8800 (ABNT, 2008), EUROCODE 4 (2004) and ANSI/AISC 360 (2016). In general, the columns showed a predominant failure mode due to local buckling of the metallic profile and shearing of the concrete core. Evidenced resistant capacities were 5% to 23% lower than those of NBR 8800, EUROCODE 4 and ANSI/AISC 360.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2023-06-21T11:31:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArlanDeAraújoMelo_Dissert.pdf: 10225323 bytes, checksum: 18052e7f6e1273cac40feee2a4a6c863 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-21T11:31:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ArlanDeAraújoMelo_Dissert.pdf: 10225323 bytes, checksum: 18052e7f6e1273cac40feee2a4a6c863 (MD5) Previous issue date: 2023-02-15en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia civil e ambiental - Concreto levept_BR
dc.subjectPilar misto preenchidopt_BR
dc.subjectAço formado a friopt_BR
dc.subjectArgila expandidapt_BR
dc.subjectCivil and environmental engineering - Lightweight concretept_BR
dc.subjectConcrete filled steel tubept_BR
dc.subjectCold-formed steelpt_BR
dc.subjectExpanded claypt_BR
dc.titleConcreto leve aplicado a pilares mistos preenchidos de aço e concretopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Diógenes, Hidelbrando José Farkat-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6693686167483212pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8229912007318042pt_BR
dc.description.resumoO emprego de pilares mistos preenchidos vem ganhando espaço como solução construtiva em função das vantagens conferidas pelo trabalho em conjunto dos perfis tubulares e de seu núcleo de concreto. O concreto leve estrutural pode reduzir significativamente o peso próprio das estruturas devido a sua menor massa específica. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento estrutural de pilares mistos preenchidos constituídos por perfis de aço formado a frio e concreto leve estrutural confeccionado com agregado leve de argila expandida. Inicialmente, foi executada a caracterização do concreto leve e de massa específica normal, referencial, por meio da realização de ensaios de compressão axial, massa específica, resistência à tração e módulo de elasticidade estático e dinâmico. O concreto leve investigado apresentou resistência média à compressão de 29,55 MPa e 1.510 kg/m3 de massa específica aparente. Em seguida, 43 pilares mistos de seção transversal retangular (127 mm x 100 mm) foram confeccionados, variando-se a espessura do perfil metálico (1,5 mm; 2,0 mm; e 3,0 mm), bem como o comprimento dos pilares (381 mm; 635 mm; e 1.270 mm), todos preenchidos com concreto estrutural leve. Os 43 prototipos foram ensaiados à compressão centrada, buscando-se avaliar a influência dos parâmetros de esbeltez local e global, modo de ruptura dos pilares e comparação de suas capacidades resistentes às previsões normativas da NBR 8800 (ABNT, 2008), EUROCODE 4 (2004) e ANSI/AISC 360 (2016). De modo geral, os pilares apresentaram modo de ruptura predominante por flambagem local do perfil metálico e cisalhamento do núcleo de concreto. As capacidades resistentes evidenciadas foram 5% a 23% inferiores às das normas NBR 8800, EUROCODE 4 e ANSI/AISC 360.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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