Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27142
Tipo: | TCC |
Título: | O teorema de Pitágoras: uma proposta didática para o ensino de matemática no ensino fundamental através da resolução de problemas |
Autor(es): | Santos, Ademar Nunes dos |
Primeiro Orientador: | Farias, Severina Andréa Dantas de |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal discutir o Teorema de Pitágoras através de atividades didáticas utilizando a Resolução de Problemas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Cacimbas, Paraíba. Com base na temática, desenvolveram-se estudos dirigidos à discussão com foco na legislação vigente (BRASIL, 1997, 1998, 2017) e em estudos teóricos de autores diversos. A metodologia de pesquisa caracterizou por ser um estudo exploratório, de cunho pesquisa-ação, com análise qualitativa, tendo como sujeitos 21 alunos de uma turma de 9º de uma escola publica do município de Cacimbas - PB. Para isso, aplicou-se um questionário com intuito de traçar o perfil socioeconômico e cognitivo dos alunos sobre a temática. Em seguida aplicou-se atividades com base na sequência didática que discutiu conceitos de triângulos e a sua aplicação em cinco dias consecutivos. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos são feminino, com idade entre 13 anos até 16 anos ou mais, sendo que moram com os seus pais e possuem renda familiar menor que 1 salário mínimo. Embora a maioria dos alunos da turma goste de estudar Matemática, não evidenciou-se nenhum relato de situação na qual a figura do triângulo estevesse presente na sua vivência diária. Quanto à aplicação da sequência didática, a maioria dos alunos apresentou bastante dificuldade para ler e interpretar os problemas propostos, e também nas operações básicas da matemática o que inpossibilitou por alguns alunos a não concluísão da resolução dos problemas. Diante disso, torna-se relevante conduzir estudos futuros de ampliação deste estudo junto a metodologias ativas para atingir novas habilidades da BNCC voltadas ao Ensino Fundamental. |
Abstract: | The main objective of this research was to discuss the Pythagorean Theorem through didactic activities using Problem Solving with students of the 9th grade of Elementary School in a public school in the city of Cacimbas, Paraíba. Based on the theme, studies aimed at discussion were developed, focusing on current legislation (BRASIL, 1997, 1998, 2017) and on theoretical studies by different authors. The research methodology was characterized by being an exploratory study, of an actionresearch nature, with qualitative analysis, having as subjects 21 students from a 9th grade class of a public school in the city of Cacimbas - PB. For this, a questionnaire was applied in order to trace the socioeconomic and cognitive profile of students on the subject. Then, activities were applied based on the didactic sequence that discussed concepts of triangles and their application in five consecutive days. The results indicated that of the students are male and are female, aged between 13 and 16 years or older, with living with their parents and have a family income of less than 1 minimum wage. Although of the students in the class like to study Mathematics, could not cite any situation in which the figure of the triangle was present in their daily lives. As for the application of the didactic sequence, of the students had a lot of difficulty reading and interpreting the proposed problems, had difficulty with the basic operations of mathematics and of the students in the class did not complete the resolution of the problems. problems. In view of this, it becomes relevant to conduct future studies to expand this study together with active methodologies to achieve new BNCC skills aimed at Elementary Education. |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática Geometria Resolução de problemas Teorema de Pitágoras Sequência didática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27142 |
Data do documento: | 15-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANS21062023.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.