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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27163
Tipo: | TCC |
Título: | Análise da utilização de vídeos de música com comunicação suplementar alternativa na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Erika Meriele Corrêa |
Primeiro Orientador: | Massaro, Munique |
Resumo: | Diversos estudos têm apontado para a necessidade de fomentar a discussão sobre como tornar a escola um lugar inclusivo, onde todos tenham seus direitos de aprendizagem e convivência garantidos, desse modo, o presente trabalho pretende contribuir com material de estudo para a prática da educação inclusiva, tendo como objetivo, analisar vídeos de músicas com comunicação suplementar e alternativa para serem utilizados na Educação Infantil. Para tanto foram realizadas buscas específicas sobre a temática na plataforma YouTube, com o intuito de encontrar os vídeos, observando-se os critérios de acessibilidade e seu potencial enquanto recurso pedagógico. Como resultado da busca, foram encontrados quatro canais que produzem vídeos de músicas com comunicação suplementar e alternativa, em língua portuguesa do Brasil. Dentre os vídeos existentes, foram analisados oito, sendo dois de cada canal. As análises se deram a partir do referencial teórico deste estudo. A partir das análises realizadas, verificou-se que os vídeos podem configurar potente recurso pedagógico, quando o educador lança mão de planejamento e reflexão para elaborar as atividades. No que se refere a acessibilidade, os vídeos evidenciam a preocupação de alguns profissionais da área em produzir material que possa contemplar esse público-alvo da Educação Especial, sobretudo as crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação, a fim de garantir os direitos da aprendizagem e participação efetiva das pessoas com deficiência na sala de aula. No corpo do trabalho, encontra-se uma proposta de atividade pedagógica como sugestão para os educadores que pretendem buscar a ressignificação de suas práticas orientando-as na direção de uma educação que elimine todas as formas de segregação. Conclui-se que o trabalho abriu uma possibilidade de discussão e reflexão quando se trata de comunicação suplementar e alternativa dentro da escola, uma vez que é uma temática ainda pouco abordada entre os profissionais de educação. |
Abstract: | Many studies have pointed to the need to encourage discussion on how to make the school an inclusive place, where everyone has their rights to learn and coexistence guaranteed, thus, this work intends to contribute with study material for the practice of inclusive education, aiming to analyze music videos with augmentative and alternative communication to be used in Early Childhood Education. For this purpose, specific searches on the theme were carried out on the YouTube platform, to find the videos, observing the accessibility criteria and their potential as a pedagogical resource. As a result of the search, four channels were found that produce music videos with augmentative and alternative communication, in Brazilian Portuguese. Among the existing videos, eight were analyzed, two from each channel. The analyzes were based on the theoretical framework of this study. From the analyzes carried out, it was verified that the videos can configure a powerful pedagogical resource, when the educator uses planning and reflection to elaborate the activities. Regarding accessibility, the videos show the concern of some professionals in the area to produce material that can contemplate this target audience of Special Education, especially children with disabilities and complex communication needs, to guarantee the rights of learning and effective participation of people with disabilities in the classroom. In the body of the work, there is a proposal for a pedagogical activity as a suggestion for educators who intend to seek a re-signification of their practices, guiding them towards an education that eliminates all forms of segregation. It is concluded that the work opened a possibility for discussion and reflection when it comes to augmentative and alternative communication within the school, since it is a topic that is still little addressed among education professionals. |
Palavras-chave: | Educação infantil Recurso pedagógico - música Inclusão Comunicação suplementar e alternativa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27163 |
Data do documento: | 7-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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