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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27166
Tipo: TCC
Título: Ensino técnico-profissional de 2º grau na Paraíba (1971-1982): formando a mão-de-obra qualificada
Autor(es): Matias, Françulina Lira
Primeiro Orientador: Silva, Vívia de Melo
Resumo: As modificações sucedidas na Ditadura Militar e a crescente modernização brasileira, impulsionaram medidas de padronizar o ensino e consolidar os cursos profissionalizantes mediante a LDB de 1971, os tornando obrigatórios. Este trabalho de conclusão de curso, inscrito no campo da História da Educação, objetiva analisar o processo de implantação do ensino técnico-profissional de 2º grau na Paraíba, partindo do recorte temporal de 1971 até 1982, com base na promulgação da Lei n.º 5.692/71. Sobre a pesquisa histórico-educacional, de caráter exploratória-descritiva, consultamos autores como Aranha (2012), Cunha (2000, 2005, 2014), Saviani (1996, 2005, 2008) e outras produções. Na parte documental, realizamos a coleta de dados no arquivo histórico da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, onde acessamos projetos de lei. Quanto aos conceitos que embasaram a produção de conhecimentos, cita-se: documento/monumento, representação, cultura política. Desse modo, identificamos quatro projetos de lei autorizando a criação de estabelecimentos de 2º grau e outras propostas para as escolas em operação no estado, permitindo constatar que o ensino técnico-profissional estava em discussão. Em determinadas criações, percebemos a insuficiência de educandários nas localidades em foco, que abrangeu os municípios de Arara, Araruna, Catolé do Rocha e Salgado de São Félix. Dentre as reflexões desenvolvidas neste trabalho, sob a ótica da análise qualitativa, concluímos que a educação técnica-profissional teve mais relevância no debate político paraibano em 1979 e os cursos oferecidos são de formações agrícola, industrial e comercial, sendo notável a predominância dos cursos comerciais. Por fim, esperamos contribuir com a memória e a escrita da história da educação brasileira.
Abstract: The changes that took place during the Military Dictatorship and the growing Brazilian modernization, drove measures to standardize education and consolidate vocational courses through the LDB of 1971, making them compulsory. This course completion paper, in the field of history of education, aims to analyze the process of implementation of technical-vocational high school in Paraíba, from 1971 to 1982, based on the promulgation of Law N.º 5.692/71. On the historical-educational research, of exploratory-descriptive nature, we consulted authors such as Aranha (2012), Cunha (2000, 2005, 2014), Saviani (1996, 2005, 2008) and other productions. In the documentary part, we collected data from the historical archive of the Paraíba State Legislative Assembly, where we accessed bills. As for the concepts that underpin the production of knowledge, we mention: document/monument, representation, political culture. In this way, we identified four bills authorizing the creation of secondary schools and other proposals for schools in operation in the state, allowing us to see that technical-vocational education was under discussion. In certain creations, we noticed the insufficiency of educandários in the localities in focus, which covered the municipalities of Arara, Araruna, Catolé do Rocha and Salgado de São Félix. Among the reflections developed in this work, from the point of view of qualitative analysis, we conclude that technical-vocational education had more relevance in the political debate in Paraíba in 1979 and the courses offered are of agricultural, industrial and commercial formation, being remarkable the predominance of commercial courses. Finally, we hope to contribute to the memory and the writing of the history of Brazilian education.
Palavras-chave: Ensino técnico-profissional
História da educação - Paraíba
Instituições escolares
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27166
Data do documento: 7-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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