Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2719
Tipo: TCC
Título: As pioneiras e suas memórias: educação infantil em Massaranduba (1980-2000)
Autor(es): Silva, Jahelina de Almeida
Primeiro Orientador: Costa, Kyara Tatyane Santos da
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar a constituição histórica da educação infantil na cidade de Massaranduba (1980-2000). Este é um trabalho pautado na pesquisa bibliográfica, qualitativa, que tem como fonte a memória, e para construção deste utilizamos a analise das falas das professoras pioneiras da Pré escola, e de iconografias. O Grupo Escolar Manoel Machado da Nóbrega, é a instituição educacional que abarcou a Pré escola no seu inicio, por isso traçamos um histórico sobre este para costurar a história da educação infantil do município como a desse espaço escolar. Para tanto, historicizamos a educação infantil no âmbito geral, ou seja, no Brasil para contextualizar como essa chega no município de Massaranduba. Em seguida dialogamos com as falas de cada educadora colaboradora, no sentido de conhecer não apenas sua vida pessoal, mas suas práticas e metodologias através de sua vida educacional e formação profissional, e dessa forma estabelecemos relações entre estes dois pontos. Abordamos a relação entre a educação infantil no município ontem e hoje, e visualizamos as mudanças e continuidades nas práticas e metodologias adotadas na educação Pré escolar.
Abstract: This is a work based on the literature, qualitative, whose central source interview - orality, and for making this we use the analysis of the speech of the pioneers of pre school teachers, and iconography. The objective of this research is to weave through the interviews of these pioneering teachers, the story of the origin of Pre school education in the city of Massaranduba (1980-2000). The School Group Manoel da Nobrega Machado, is the educational institution that encompassed Pre school in the beginning, so we will trace a history on this sewing education history with this school space. Therefore we historicize early childhood education within the general framework, namely in Brazil to contextualize how this comes in the municipality of Massaranduba. Then dialogaremos with excerpts of each collaborator educator, to know not only your personal life but their practices and methodologies through their educational life and training, and thus will establish relations between these two points. Discuss the relationship between early childhood education in the city yesterday and today, so visualize the changes and continuities in the practices and methodologies used in Pre school education.
Palavras-chave: Educação infantil
História da educação
Professor - memórias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2719
Data do documento: 27-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAS27092013.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.