Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2720
Tipo: TCC
Título: Considerações sobre o trabalho pedagogico com a literatura infantil na pré-escola
Autor(es): Albuquerque, Joelma Cavalcante de
Primeiro Orientador: Barbosa, Rosemary Evaristo
referee1 : Oliveira, Márcia Paiva de
Resumo: A literatura infantil é um dos caminhos possíveis para a criança desenvolver a imaginação, a emoção e os sentimentos de forma prazerosa e significativa. É através do contato com os livros que as crianças buscam novos horizontes e exercem uma reflexão crítica e construtiva do conhecimento. Partindo deste pressuposto, iniciamos nossa pesquisa, tecendo considerações sobre o trabalho realizado com a literatura infantil na pré-escola, pelas professoras da Creche Municipal Maria Eduarda Barbosa, no município de Boqueirão-PB. Através desta pesquisa de campo exploratória, procuramos compreender como os professores concebem a literatura infantil, de que forma a mesma é trabalhada junto aos alunos, e quais os recursos utilizados. Com base na análise dos dados, constatamos que apesar de as docentes terem apresentado, no questionário, um entendimento significativo sobre a importância da literatura infantil, ainda têm uma visão restrita do que seja ler e das habilidades necessárias à construção da compreensão, estando associada a leitura de imagens. Quando se trata da questão da contação de história, ocorrida nas “rodas de leitura”, as professoras precisam ter um conhecimento maior sobre técnicas que trabalhem a interação e a interpretação do texto. Já o contato com os livros infantis ocorre frequentemente, o que é muito positivo, embora não haja diversidade de títulos; as professoras trabalham com os contos clássicos, as fábulas e os livros não-verbais. Conclui-se que é preciso uma formação inicial comprometida com a prática de leitura e a formação de novos leitores, para que as professoras possam buscar diferentes estratégias e pesquisar sobre a sua aplicação, incentivar o gosto pela leitura de livros infantis, assim como desenvolver as habilidades comunicativas a ela associadas; também é preciso um comprometimento maior das autoridades educacionais em oferecer melhores condições de trabalho, para que a literatura infantil, como objeto de conhecimento e riquíssimo recurso didático, seja melhor explorada e cultivada nas instituições escolares, principalmente aquelas voltadas para a formação do novo leitor.
Abstract: Children's literature is one of the possible ways to develop the child's imagination, emotion and feelings so pleasurable and meaningful. It is through contact with books that children seek new horizons and exert a critical and constructive knowledge. Under this assumption, we began our research, with considerations on the work done with children's literature in preschool, the teachers of the Nursery Municipal Eduarda Maria Barbosa, in the city of Big hole-PB. Through this exploratory field research, we seek to understand how teachers conceive children's literature, so that the same is discussed with the students, and the resources used. Based on data analysis, we found that although the teachers have presented in the questionnaire a meaningful understanding of the importance of children's literature, still have a restricted view of what is read and the skills needed to build understanding, being associated with Reading images. When it comes to the issue of storytelling, which occurred in the "reading circles", the teachers need to have a greater knowledge about techniques that work interaction and interpretation of the text. Have contact with children's books often occurs, which is very positive, although there is diversity of titles, the teachers work with the classic tales, fables and books nonverbal. We conclude that it takes an initial commitment to the practice of reading and the formation of new readers, so that teachers can pursue different strategies and research on its application, encourage the reading habit of children's books, as well as developing skills communication associated with it, also it takes a bigger commitment of education authorities to provide better working conditions so that children's literature as an object of knowledge and rich educational resource, be better exploited and cultivated in schools, particularly those aimed at formation of the new reader.
Palavras-chave: Leitura
Literatura infantil
Prática docente
Pré-escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2720
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCA02102013.pdf207,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.