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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27201
Tipo: TCC
Título: Percepção de professores do atendimento educacional especializado acerca dos desafios do uso da comunicação suplementar e alternativa
Autor(es): França, Marileuza Silvestre de
Primeiro Orientador: Massaro, Munique
Resumo: Esta pesquisa partiu da reflexão sobre a importância da Comunicação Suplementar (Aumentativa) e Alternativa para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, assim como da investigação sobre as dificuldades apresentadas pelos professores em utilizá-la nas suas ações durante o Atendimento Educacional Especializado, haja vista essa área do conhecimento proporcionar recursos, estratégias e produtos que podem melhorar a comunicação do indivíduo com necessidades complexas de comunicação auxiliando-o em suas interações e com isso poder promover a inclusão. Sendo assim, o trabalho objetivou conhecer os desafios enfrentados por professores no trabalho pedagógico com o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa no Atendimento Educacional Especializado.Participaram do estudo quatro professoras que atuavam na Sala Recursos Multifuncionais em escolas públicas e no Centro de Atendimento Educacional Especializado da região metropolitana de João Pessoa, estado da Paraíba. Foi desenvolvido um projeto de extensão e a partir desse projeto realizou-se uma entrevista semiestruturada com as professoras participantes no momento de finalização do projeto. As entrevistas foram realizadas nos locais de trabalho das professoras, em sessão única e individual.Como instrumento de pesquisa foi utilizado um roteiro contendo sete perguntas abertas, elaborado previamente, pelas integrantes do projeto. Os resultados obtidos identificaram que as professoras perceberam sobre a importância do uso da Comunicação Suplementar e Alternativa para auxiliar na aprendizagem da criança com deficiência e necessidades complexas de comunicação, porém a escassez de alguns elementos apresentados pelas profissionais dificultaram a elaboração e aplicabilidade de atividades pedagógicas envolvendo a Comunicação Suplementar e Alternativa na Sala de Recursos Multifuncionais e consequentemente isso prejudicou as ações pedagógicas e o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This research started from a reflection on the importance of Augmentative (Supplementary) and Alternative Communication for the development of people with disabilities, as well as an investigation into the difficulties presented by teachers in using it in their actions during Specialized Educational Assistance, given this area of knowledge to provide resources, strategies and products that can improve the communication of individuals with complex communication needs, helping them in their interactions and thus being able to promote inclusion. Therefore, the work aimed to know the challenges faced by teachers in the pedagogical work with the use of Augmentative and Alternative Communication in Specialized Educational Assistance. Four teachers who worked in the Multifunctional Resource Room in public schools and in the Specialized Educational Service Center in the metropolitan region of João Pessoa, state of Paraíba, participated in the study. An extension project was developed and based on this project, a semi-structured interview was carried out with the participating teachers at the time of project completion. The interviews were carried out at the teachers' workplaces, in a single individual session. As a research instrument, a script containing seven open questions, prepared in advance by the project members, was used. The results obtained identified that the teachers realized the importance of using Augmentative and Alternative Communication to assist in the learning of children with disabilities and complex communication needs, but the scarcity of some elements presented by the professionals made it difficult to elaborate and apply pedagogical activities involving Augmentative and Alternative Communication in the Multifunctional Resources Room and consequently this harmed the pedagogical actions and the teaching-learning process.
Palavras-chave: Educação especial
Atendimento educacional especializado
Comunicação suplementar e alternativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27201
Data do documento: 7-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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