Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFideles, Yane Kethlle dos Santos-
dc.date.accessioned2023-06-22T19:45:23Z-
dc.date.available2023-06-16-
dc.date.available2023-06-22T19:45:23Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27202-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic has had harsh impacts on students' daily lives. Students with disabilities already faced challenges before this pandemic, so during this context their challenges only intensified. When it comes to inclusive education, the need for qualification to work with students with specific needs is growing, but not only that, the pandemic context also showed that it is necessary to specialize and start working with something that is completely present in the students' daily lives, technology. This work was carried out with the objective of analyzing the perception of the Specialized Educational Attendance teacher about the impacts of Covid-19 in the teaching-learning process of the target audience of Special Education, from the interviews with two teachers who worked in the Specialized Educational Attendance in a city of the metropolitan region of João Pessoa, in the state of Paraíba. An interview script was prepared and these interviews took place in single, individual sessions, in the schools where the teachers taught. After the interviews, the áudios were transcribed in full and analyzed qualitatively, through themes. The results showed that the target students did not have satisfactory learning. The teachers believe that, like the other students, they were severely impacted by the use of remote learning during the Covid-19 pandemic. It is considered that it is up to us educators to seek viable alternatives, to improve our pedagogical practices, because the impacts left by the pandemic require effort to be solved.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-22T19:45:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YKSF16062023.pdf: 378275 bytes, checksum: 0663bab780c905ee79f98b979b1138ba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-22T19:45:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YKSF16062023.pdf: 378275 bytes, checksum: 0663bab780c905ee79f98b979b1138ba (MD5) Previous issue date: 2023-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemia - Covid-19pt_BR
dc.titleEducação especial e pandemia: a percepção dos professores do atendimento educacional especializado quanto aos impactos da Covid-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Massaro, Munique-
dc.description.resumoA pandemia Covid-19 provocou duros impactos no cotidiano dos alunos. Os alunos com deficiência já enfrentavam desafios antes desse momento pandêmico, ocasionando que durante este contexto seus desafios apenas se intensificaram. Tratando-se da educação inclusiva, é crescente a necessidade de qualificação para trabalhar com os alunos com necessidades específicas, mas não só isso, o contexto da pandemia também mostrou que é necessário se especializar e começar a trabalhar com algo que é completamente presente no cotidiano dos alunos, a tecnologia. Este trabalho foi realizado tendo o objetivo de analisar a percepção do professor do Atendimento Educacional Especializado acerca dos impactos da Covid-19 no processo de ensino-aprendizagem do público-alvo da Educação Especial, a partir das entrevistas com duas professoras que atuavam no Atendimento Educacional Especializado em uma cidade da região metropolitana de João Pessoa, do estado da Paraíba. Foi elaborado um roteiro de entrevista e estas entrevistas ocorreram em sessões únicas e individuais, nas escolas em que as professoras lecionavam. Após as entrevistas, os áudios foram transcritos na íntegra e analisados qualitativamente, por meio de temas. Os resultados mostraram que os alunos público-alvo não tiveram uma aprendizagem satisfatória. As professoras acreditam que, assim como os demais alunos, eles foram duramente impactados pelo uso do ensino remoto durante a pandemia Covid-19. Considera-se que cabe a nós educadores buscarmos alternativas viáveis, para melhorar as nossas práticas pedagógicas, pois os impactos deixados pela pandemia exigem esforço para serem solucionados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YKSF16062023.pdf369,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons