Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Solineide Maria do-
dc.date.accessioned2023-06-26T10:21:56Z-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-06-26T10:21:56Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27212-
dc.description.abstractSchool indiscipline has been one of the major problems for the learning process, harming not only the undisciplined student, but also colleagues and teachers. This work is a bibliographical research with a qualitative approach, with the objective of investigating the causes and consequences of school indiscipline and pointing out means of coping, in an attempt to reduce indiscipline and improve the teaching-learning process. Research was carried out in databases in which texts written between 2017 and 2023 were selected, by authors who had already written about school indiscipline. From the studies and research carried out, the results point out that the most effective way to face school indiscipline is the construction of a flexible curriculum based on the Universal Design for Learning (DUA); the partnership between family and school; the importance of affection; as well as the continuing education of teachers to deal with indiscipline in the classroom. Among these findings, it is concluded that affection is the most important factor in combating indiscipline, because when thinking of the student as someone who needs support, family and school can change their ways of thinking and acting in favor of an education that does not exclude the undisciplined student, but welcome this student with affection.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-26T10:21:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SMN20062023.pdf: 401882 bytes, checksum: 95207d491ccb58e78e5691ea7289e6b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-26T10:21:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SMN20062023.pdf: 401882 bytes, checksum: 95207d491ccb58e78e5691ea7289e6b7 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectRelação escola/famíliapt_BR
dc.titleIndisciplina escolar: causas e consequências na aprendizagem do/a aluno/a e enfrentamento em sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Taísa Caldas-
dc.description.resumoA indisciplina escolar tem sido um dos grandes problemas para o processo de aprendizagem, prejudicando não só o aluno indisciplinado, mas também colegas e professores. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, tendo como o objetivo investigar as causas e consequências da indisciplina escolar e apontar meios de enfrentamento, na tentativa de diminuir a indisciplina e melhorar o processo de ensino aprendizagem. Foram realizadas pesquisas em bases de dados nas quais foram selecionados textos publicados entre o período de 2017 a 2023, de autores que já escreveram sobre a indisciplina escolar. A partir dos estudos e pesquisas realizadas, os resultados apontam que o caminho mais eficaz para o enfrentamento da indisciplina escolar é a construção de um currículo flexível a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); a parceria da família e escola; a importância do afeto; bem como a formação continuada de professores/as para lidar com a indisciplina em sala de aula. Dentre esses achados, conclui-se que o afeto é o fator mais importante no combate a indisciplina, pois ao pensar no aluno como alguém que precisa de apoio, família e escola poderão mudar suas formas de pensar e agir em prol de uma educação que não exclua o aluno indisciplinado, mas sim acolha esse aluno/a com afetividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMN20062023.pdf392,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons