Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2726
Tipo: TCC
Título: Sala de recursos como meio de suporte para inclusão escolar e social em Limoeiro/PE
Autor(es): França, Selma Maria de Arruda
Primeiro Orientador: Mata, Áurea Augusta Rodrigues da
referee1 : Gouveia, Roberta Macêdo Marques
Resumo: Este presente trabalho visa retratar a questão da inclusão escolar de crianças com deficiência/necessidades educacionais especiais na cidade de Limoeiro/PE, dando ênfase aos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais e o seu papel no processo de inclusão escolar e social dos alunos. Para tanto, esta pesquisa busca responder a seguinte questão: As salas de recursos da cidade de Limoeiro/PE vêm contribuindo para a inclusão escolar e social de seus alunos? A presente pesquisa foi classificada como empírica ou de campo e ocorreu fundamentada na abordagem qualitativo exploratória, na qual foram utilizados questionários abertos e fechados, entrevistas e observações para coleta de dados. Tivemos como sujeitos de pesquisas, professores das salas de recursos multifuncionais, professores de sala de aula comum, dirigentes de escola, coordenadores do programa sala de recursos e pais de alunos inseridos nestas salas. Os questionários e entrevistas foram formulados após ter sido, inicialmente, desenvolvido um levantamento bibliográfico sobre a temática estudada. Ao final do trabalho foi possível constatar que em Limoeiro/PE, apesar dos problemas identificados na pesquisa, o processo de inclusão ocorre e as salas de recursos, mesmo que lentamente, vem dando suporte a inclusão escolar e social as pessoas com deficiências e necessidades educacionais especiais
Abstract: This present work aims to portray the issue of inclusion of children with disabilities / special educational needs in the city of Limoeiro / PE, emphasizing the services AEE in rooms Multifunction Resources and its role in the educational and social inclusion of students. Therefore, this research seeks to answer the following question: The resource rooms in the city of Limoeiro /PE have contributed to the educational and social inclusion of their students? Research in question was ranked empirically or based on field and occurred exploratory qualitative approach, in which questionnaires were used and open closed, interviews and observations to collect data. We had as subjects research, teachers of resource rooms multifunctional teachers regular classroom, school leaders, program coordinators room resources and parents inside these rooms Questionnaires and interviews were formulated after we initially developed a survey literature on the subject studied. At the end of the work it was possible to that in Limon / PE, despite the problems identified in the research process inclusion occurs and the resource rooms, even if slowly, is providing support the educational and social inclusion people with disabilities and needs special education.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Salas de recursos multifuncionais
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2726
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMAF02102013.pdf365,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.