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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27266
Tipo: TCC
Título: A Ludicidade e o processo de desenvolvimento das crianças na educação infantil: um diálogo entre autores
Autor(es): Mariz, Francinelma Santos Dantas
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo principal analisar os artigos da revista Zero a Seis, no período de 2012 a 2022, utilizando os descritores: lúdico, lúdica, ludicidade e brincar. Após o levantamento inicial, houve um processo de seleção dos artigos que atendiam aos critérios da pesquisa e chegamos ao total de 10 artigos que foram lidos e analisados na íntegra. Nossa pesquisa partiu da seguinte problemática: Como as atividades lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação infantil? E teve como objetivos específicos: Identificar as compreensões de ludicidade nos artigos selecionados; Entender como a ludicidade influencia no desenvolvimento das crianças; Descrever como a ludicidade pode ser utilizada nas práticas pedagógicas na educação infantil. Partindo das considerações extraídas dos artigos e após recortes dos pontos principais dos autores sobre a temática abordada, apesar dos temas serem diferentes, eles dialogam entre si e expõem a importância da ludicidade na educação infantil. As interpretações permitiram concluir a importância das práticas pedagógicas que enfatizam a presença da ludicidade, possibilitando que a criança seja o sujeito principal e protagonista da sua história; permitindo que através de momentos prazerosos, divertidos, sem cobranças e controle da sua liberdade, a criança possa experimentar e exteriorizar suas opiniões, criatividade, imaginação e suas emoções, tendo como resultado o seu desenvolvimento integral.
Abstract: This work is the result of a bibliographical research whose main objective was to analyze the articles of the magazine Zero a Seis, in the period from 2012 to 2022, using the descriptors: ludic, ludic, lucidity and playing. After the initial survey, there was a selection process of articles that met the research criteria and we reached a total of 10 articles that were read and analyzed in full. Our research started from the following problem: How can recreational activities contribute to the development and learning of children in Early Childhood Education? And it had the following specific objectives: Identify the understandings of playfulness in the selected articles; Understanding how playfulness influences children's development; Describe how playfulness can be used in pedagogical practices in early childhood education. Starting from the considerations extracted from the articles and after excerpts from the main points of the authors on the theme addressed, although the themes are different, they dialogue with each other and expose the importance of playfulness in early childhood education. The interpretations allowed concluding the importance of pedagogical practices that emphasize the presence of lucidity, allowing the child to be the main subject, the protagonist of his story, allowing that through pleasant, fun moments, without demands and control of his freedom, the child can experience and express their opinions, creativity, imagination and emotions, resulting in their integral development.
Palavras-chave: Ludicidade
Desenvolvimento infantil
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27266
Data do documento: 12-Jun-2023
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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