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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27270
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Serafim, Andreia Carolina de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-28T14:54:42Z | - |
dc.date.available | 2023-06-20 | - |
dc.date.available | 2023-06-28T14:54:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27270 | - |
dc.description.abstract | The historical process of feminization of teaching subsumed the Pedagogy Program in Brazil, by accentuating the designation of teaching in Preschool and Elementary School as the main focus of its professional training. Based on studies of social representations, gender, sexual division of labor, feminization of teaching and professional identity, this research aims to analyze the perception of male students regarding their insertion in a predominantly female socio-occupational space. The quantitative and qualitative research included a bibliographical survey about the professional practice of male teachers in Preschool and Elementary School, and interviews with 16 students of the Pedagogy Program at Federal University of Paraiba - Campus I, in João Pessoa, Brazil, seeking to explore their motivations for choosing the program and their prospects for professional practice. The analyses allowed to verify the implications of gender and social class, that anchor the social representations of Pedagogy as a higher education program for female with little social prestige, bringing about a devalued professional identity. In this context, it was observed that the motivation for choosing the program was mainly due to the students' identification with the profession, through the influence of education professionals. On the other hand, students are aware of the barriers they will face when they decide to pursue a feminized program, and they envision jobs that distance themselves from the devalued positions of the profession, such as teaching in Preschool and Elementary School, and aspire to positions of management, supervision, academic careers and public tenders. This study can contribute to the evaluation of the training purposes of the Pedagogy program and, in particular, to demystify the stereotyped view of men in child education, impacting discussions on gender equality in education and teaching. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-28T14:54:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACOS20062023.pdf: 615938 bytes, checksum: 0c121194b77d0ee5ad58cd9f684d0243 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.title | Homens na pedagogia: identidades profissionais possíveis em um curso feminino | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Maria Eulina Pessoa de | - |
dc.description.resumo | O processo histórico de feminização do magistério subsumiu a Pedagogia, o que se acentuou com a designação da docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental como foco principal da formação profissional. Apoiada nos estudos de representações sociais, gênero, divisão sexual do trabalho, feminilização e feminização do magistério e identidade profissional, esta pesquisa tem por objetivo analisar a percepção de estudantes homens a respeito da sua inserção em um espaço sócio-ocupacional predominantemente feminino. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, desenvolvida a partir de um levantamento bibliográfico sobre a prática profissional de sujeitos do sexo masculino na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, e de entrevistas com 16 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba - Campus I, buscando explorar suas motivações para a escolha do curso e perspectivas de inserção profissional. As análises permitiram constatar as implicações de gênero e classe social que ancoram as representações sociais da Pedagogia como um curso de mulher e de pouco prestígio social, conferindo-lhe uma identidade profissional desvalorizada. Nesse contexto, observou-se que a motivação para a escolha do curso se deu majoritariamente pela identificação dos estudantes com a profissão, através da influência de profissionais da educação. Por outro lado, os alunos têm ciência das barreiras que enfrentarão ao decidirem prosseguir em um curso feminizado e almejam postos de trabalho que se distanciam das posições desvalorizadas da profissão, como a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e aspiram cargos de gestão, supervisão, carreira acadêmica e concursos públicos. Espera-se que este estudo possa contribuir para a discussão sobre as finalidades formativas do curso e, em especial, para desmistificar a visão estereotipada do homem na educação das crianças, colaborando para as discussões sobre a igualdade de gênero na educação e no trabalho docente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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