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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27270
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSerafim, Andreia Carolina de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-06-28T14:54:42Z-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-06-28T14:54:42Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27270-
dc.description.abstractThe historical process of feminization of teaching subsumed the Pedagogy Program in Brazil, by accentuating the designation of teaching in Preschool and Elementary School as the main focus of its professional training. Based on studies of social representations, gender, sexual division of labor, feminization of teaching and professional identity, this research aims to analyze the perception of male students regarding their insertion in a predominantly female socio-occupational space. The quantitative and qualitative research included a bibliographical survey about the professional practice of male teachers in Preschool and Elementary School, and interviews with 16 students of the Pedagogy Program at Federal University of Paraiba - Campus I, in João Pessoa, Brazil, seeking to explore their motivations for choosing the program and their prospects for professional practice. The analyses allowed to verify the implications of gender and social class, that anchor the social representations of Pedagogy as a higher education program for female with little social prestige, bringing about a devalued professional identity. In this context, it was observed that the motivation for choosing the program was mainly due to the students' identification with the profession, through the influence of education professionals. On the other hand, students are aware of the barriers they will face when they decide to pursue a feminized program, and they envision jobs that distance themselves from the devalued positions of the profession, such as teaching in Preschool and Elementary School, and aspire to positions of management, supervision, academic careers and public tenders. This study can contribute to the evaluation of the training purposes of the Pedagogy program and, in particular, to demystify the stereotyped view of men in child education, impacting discussions on gender equality in education and teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-06-28T14:54:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACOS20062023.pdf: 615938 bytes, checksum: 0c121194b77d0ee5ad58cd9f684d0243 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleHomens na pedagogia: identidades profissionais possíveis em um curso femininopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Eulina Pessoa de-
dc.description.resumoO processo histórico de feminização do magistério subsumiu a Pedagogia, o que se acentuou com a designação da docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental como foco principal da formação profissional. Apoiada nos estudos de representações sociais, gênero, divisão sexual do trabalho, feminilização e feminização do magistério e identidade profissional, esta pesquisa tem por objetivo analisar a percepção de estudantes homens a respeito da sua inserção em um espaço sócio-ocupacional predominantemente feminino. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, desenvolvida a partir de um levantamento bibliográfico sobre a prática profissional de sujeitos do sexo masculino na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, e de entrevistas com 16 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba - Campus I, buscando explorar suas motivações para a escolha do curso e perspectivas de inserção profissional. As análises permitiram constatar as implicações de gênero e classe social que ancoram as representações sociais da Pedagogia como um curso de mulher e de pouco prestígio social, conferindo-lhe uma identidade profissional desvalorizada. Nesse contexto, observou-se que a motivação para a escolha do curso se deu majoritariamente pela identificação dos estudantes com a profissão, através da influência de profissionais da educação. Por outro lado, os alunos têm ciência das barreiras que enfrentarão ao decidirem prosseguir em um curso feminizado e almejam postos de trabalho que se distanciam das posições desvalorizadas da profissão, como a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e aspiram cargos de gestão, supervisão, carreira acadêmica e concursos públicos. Espera-se que este estudo possa contribuir para a discussão sobre as finalidades formativas do curso e, em especial, para desmistificar a visão estereotipada do homem na educação das crianças, colaborando para as discussões sobre a igualdade de gênero na educação e no trabalho docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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